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Decidiu que vai andar de moto? Veja 4 coisas essenciais para fazer

Recebo no perfil @motordomundo lá no Instagram dúvidas frequentes de quem está começando a andar de moto. Isso é ótimo, pois mostra que as pessoas querem aprender, querem usar melhor a moto. Acabou de comprar a primeira moto, mas não sabe muito bem – ainda – o que está fazendo? Não sabe o motivo das escolhas que tem feito? Alguém disse ‘faz assim’ e a você faz, sem questionar? Pensando nisso reuni aqui algumas coisas que toda pessoa que não sabe nada de moto e quer começar precisa fazer (ou saber) para iniciar a vida de motociclista bem.

1º ATO: POR QUE QUER COMPRAR UMA MOTO?

Responda essa pergunta caso ainda não tenha comprado a sua e leia mesmo assim caso já tenha comprado para absorver algo que acredito ser útil para suas próximas escolhas. Ela será uma guia no caminho da escuridão e o mar de dúvidas que precisa atravessar nesse começo da vida de motociclista. Comprar a mais bonita, a que as pessoas dizem ser a mais legal, ou comprar a mais barata porque é ‘o que temos pra hoje’? Sei que quem nunca andou de moto não sabe diferenciar com clareza uma scooter de uma esportiva de uma custom e o que cada uma faz melhor.

Está tudo bem não saber. Não se preocupe com isso, pois na internet existe muito conteúdo gratuito explicando praticamente tudo que deseja saber. Seja minimamente seletivo(a) e dedique um tempo para pesquisar e estudar isso antes de comprar a sua. Não tem nenhum problema comprar a moto que dá para comprar, mas é essencial entender que dentro dessa limitação de dinheiro você escolheu algo mais próximo do que precisa. Uma scooter oferece praticidade e facilidade de adaptação aos iniciantes, por ser automática. Você só precisa se preocupar em acelerar e frear ela, sem gastar parte da sua atenção com a troca de marchas.

honda cb 650r em ação
As motos grandes nos brilham os olhos, mas começar com uma bela moto como a Honda CB 650 R aumenta a chance de algo ruim acontecer ao motociclista sem nenhuma experiência. Calma que você vai chegar nela!

Eu comecei com uma Honda CG 125 ano 1997 usada. Fiz minha pesquisa e queria algo confiável, que não fosse caro de manter e que fosse mais ou menos confortável para um cara alto e beirando os 100 kg. Eu tinha já uma base para entender as diferenças porque estudei e trabalhei com mecânica automobilística anos antes de comprar minha primeira moto e me ajudou. Se você quer algo do tipo ‘o mais barato possível’, prefira marcas mais conhecidas. Na baixa cilindrada não tem como fugir de Honda e Yamaha pela confiabilidade da moto mesmo após muitos anos de uso. A eterna disputa entre essas duas fabricantes de moto fez com que seus produtos estivessem sempre um nível acima da concorrência.

Independente do que procura e do seu gosto pessoal, 3 pontos devem ser levados em conta na hora de escolher a primeira. É mais fácil se acostumar se ela for leve, é mais fácil se acostumar se você consegue por os dois pés no chão (ou que tenha confiança para manobrar a moto mais alta usando apenas um pé no chão) e que não seja uma moto potente, assim seus primeiros erros na pilotagem serão mais controláveis do que se comprar uma moto pesada, com motor 4 cilindros beirando 100 cv de potência.

Repetindo, é mais fácil se acostumar escolhendo por esse caminho que eu sugeri, não é uma regra, é só um aconselhamento preventivo para começar a andar de moto bem, uma dica que eu daria para alguém que me preocupo muito, alguém da família. Aprendeu com a primeira moto? Está seguro e confiante com a primeira moto? Aí sobe para uma mais forte e aumenta a diversão.

2º ATO: LEIA O MANUAL DO PROPRIETÁRIO

Mas é para ler mesmo. Lá tem tudo sobre sua moto que você precisa saber para conseguir manter ela em funcionamento e saber quando precisa levar para uma oficina. Os intervalos de manutenção, qual óleo usar, como ver o nível de óleo, qual o pneu original, qual a calibragem correta dos pneus e vários outros detalhes importantes para sua rotina com a moto. Está tudo lá.

Não ignore esse aliado na sua jornada pela escuridão que é a falta de conhecimento nesse começo da vida de motociclista e ande sempre lado a lado com o manual do proprietário da sua moto. Dúvida? Olha lá antes de perguntar para qualquer outra pessoa. Caso tenha comprado uma usada e não veio o manual, procure na internet e sem muito esforço vai encontrar um arquivo dele.

3º ATO: APRENDA PILOTAR COM SEGURANÇA SUA MOTO

Esse ponto muita gente mesmo ignora. Você precisa conhecer sua moto, saber que tem uma moto que faz o que precisa (ou saber que ela não é a ideal e lidar com isso da melhor forma), precisa saber os cuidados básicos dela e precisa saber usar. Para usar com segurança e explorar ao máximo o que ela oferece é preciso investir em estudar sobre técnicas de pilotagem.

curso de pilotagem
Não tem como fugir disso. Quer mesmo andar de moto, saber mesmo o que faz? Invista em curso de pilotagem e domine sua moto

Isso também tem um oceano de conteúdo gratuito na internet disponível e você pode dedicar algumas horas para absorver os conceitos básicos, mas recomendo muito que procure na região onde mora por curso de pilotagem defensiva. Esse curso prático vai te ajudar a entender o que sua moto faz – e o que não faz – e te ajudará a dominar a moto e não ser dominado por ela. Um investimento que quem entende, sabe que é muito valioso.

4º ATO: AGORA É COM VOCÊ!

Se fizer mesmo esses 3 passos anteriores, já estará muito bem encaminhado para começar bem sua vida de motociclista. No Brasil é exigido por lei apenas o uso do capacete, mas recomendo muito que pesquise por equipamentos de proteção para usar toda vez que subir em cima da sua moto. Eu já cai de moto mais de uma vez e por andar sempre equipado com botas, luvas, calça e jaqueta com proteção tive danos menores do que poderia ter andando de bermuda e regata.

andar de moto
Quem me conhece sabe que estou sempre usando o máximo de proteção na moto independente do tamanho dela. 3 ossos quebrados no currículo e sei da importância das proteções. Pense sobre isso e faça boas escolhas. Não tem que ser bonito, tem que ser usável!

Esse ponto é ainda pior do que a questão de se preocupar com aprender a pilotar (no 3º ATO) e por isso nesse momento não vou colocar como essencial, deixando apenas que você pense sobre isso. Mas é para pensar mesmo, combinado?

Espero que esse conteúdo seja útil e que você tenha ao andar de moto uma vida mais feliz. Precisando de algo que não esteja no manual da sua moto, estou por aqui para tentar da melhor forma possível te ajudar. Se eu não tiver a resposta, com certeza irei atrás. Deixe um comentário, envie e-mail no contato@motordomundo.com.br ou me procure lá no Instagram.

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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