OPINIÃO

Larga mão de treta, motociclista

Uma unanimidade na vida de motociclista é a treta. Cedo ou tarde você verá alguém julgando alguém – quase sempre tentando diminuir a outra pessoa – por algum motivo muito questionável envolvendo motos… Ou você será o alvo. É o preconceito agindo com o torque alto de uma Triumph Rocket 3 para atrapalhar o que já é complicado no Brasil, que é andar de moto, lidar com preconceitos de quem não pilota e com o medo de ser assaltado no meio do passeio com a moto. Precisamos mesmo de ficar atacando os outros por que pensam diferente de nós? Não.

Lá no meu Instagram abri uma conversa sobre fanboy. Esse termo é usado para rotular pessoas consideradas ‘chatas’ nas conversas sobre motos na internet. Curiosamente, recebi descrições bem abrangentes sobre o que seria essa pessoa fanboy. A conclusão que cheguei? É uma bobagem imensa esse papo de fanboy, pois não serve para nada, não muda ninguém, não ajuda ninguém…

O que importa é simples: quem está falando bobagem, criticando os outros com base em motos que as pessoas usam ou desejam ter é algo muito pobre… E inútil. Fuja disso e fuja de quem age assim. Totalmente tóxico esse comportamento e infelizmente ele viraliza. Somos humanos e temos um gatilho que nos instiga a acompanhar uma treta, qualquer treta e a inflar essa treta. Basta ver as audiências gigantes de noticiários policiais transmitidos diariamente na TV aberta. Só mostram coisas negativas mas a audiência está lá religiosamente assistindo. Qual a utilidade desse tipo de conteúdo? Nenhuma. Qual a utilidade de criticar alguém que comprou uma determinada moto, que pagou por ela e que está curtindo? Nenhuma.

E como mudar isso? Larga mão de treta, motociclista. Sempre que entrar em uma conversa que alguém esteja tentando diminuir outra pessoa saia das conversas, encerre essas conversas. Por que vemos tanta gente gritando na internet criticando algo? É porque temos pessoas dando palco. Tire o palco de vozes negativas, que não somam no motociclismo. Deixe de valorizar opiniões questionáveis e esse volume de negatividade no mundo das motos que isso vai deixar de ganhar tamanho. É como aquela piada infeliz zombando da aparência de alguém, que sempre tem alguém rindo, menos o alvo da piada. Seja alguém que soma positivamente no motociclismo, seja acolhedor com quem não sabe o que você sabe. Seja um bom ouvinte com quem pensa diferente e se permita aprender com diferentes pontos de vista.

Precisamos jogar junto, não divididos em subgrupos com base em valores rasos. Todos que estão em cima de uma moto deveriam ser parceiros. Seja o exemplo para novas pessoas que chegam cheias de dúvidas. Faça sua parte, motociclista!

Gostou do conteúdo? Conheça também o nosso Instagram, com atualizações diárias sobre motos: https://www.instagram.com/motordomundo/

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *