TEXTOS

O que ninguém te conta sobre a primeira moto

O assunto primeira moto e primeiros passos no admirável mundo das duas rodas sempre rende milhões de teorias mirabolantes… E pouca coisa realmente útil. Recebi o relato de uma pessoa que se acidentou nos primeiros meses usando moto e resolvei escrever o que penso sobre essa questão importante.

Direto ao ponto. Tome cuidado quando ouve “você pode começar com qualquer moto”. É preciso saber gerenciar uma série de riscos quando se decide começar com uma motocicleta de alta cilindrada, seja pela força do seu motor ou pelo peso elevado.

Cuidado com a primeira moto
Você pode ter uma Iron 1200 como a 1ª moto? Poder pode, mas não indico! (foto: Guilherme Veloso)

Além disso, o principal problema – em minha opinião – sobre começar com uma moto de alta cilindrada é que ninguém te fala algo importante.  Se você que começou faz um ou dois meses a pilotar motos precisar realizar uma frenagem emergencial – independente do motivo -, e está com uma motocicleta potente vai saber frear corretamente?

Vai saber controlar o motão que está no meio das suas pernas? A maioria das vezes a resposta é um “eu me viro”, mas na hora que precisa mesmo controlar a moto a realidade é um sonoro NÃO!

moto de baixa cilindrada
Minha moto de estreia no motociclismo foi uma Honda CG 125. Minha moto atual é essa Yamaha XTZ 250X

Com qual modelo começar? Com uma moto que te dá margem de segurança para que seus erros não se convertam em um acidente sério. Conta simples. Com mais potência na moto, mais rápido você anda, mais espaço precisa para parar a motocicleta e mais técnica precisa para controlar a moto. Com menos potência, mais devagar você anda e menos espaço você precisa para parar a moto e menos técnica de pilotagem precisa, pois as respostas da moto são mais “mansas”.

 Dentro dessa lógica, faz mais sentido que você comece com uma motocicleta de baixa cilindrada, de 150 a 300 cm³. Uma moto em que as respostas do acelerador quanto dos freios são mais suaves, lineares, progressivas, uma moto que não te assusta, por menos que saiba realmente pilotar. Falando nisso, deixo aqui bem claro uma coisa que talvez alguém ainda não saiba…

O curso de formação de condutores não te ensina a pilotar uma moto. Apenas prepara você para concluir aquele circuito chato, sem nem usar o freio dianteiro!

Não se engane com aquele documento que você anda no bolso que diz que você está apto a pilotar qualquer moto. Após ser aprovado no curso de formação de condutores você ainda não está! Você só vai aprender a andar de moto após participar de um curso de pilotagem defensiva…

scooter como primeira moto
Uma escolha segura são os scooter de baixa cilindrada. Práticos e bem fáceis de pilotar

Antes disso, corre o risco de errar uma frenagem emergencial e bater em um carro desatento que entrou no seu caminho. Uma frenagem que SE fosse realmente capacitado, que SE após obter sua habilitação tivesse feito um curso de pilotagem, provavelmente teria feito corretamente e evitado o acidente.

Você que ainda não fez um curso de pilotagem porque acha que é caro, já pensou qual é o prejuízo de quebrar um braço ou uma perna (ou os dois) em um acidente onde você não soube controlar a moto pela falta de conhecimento? Pois é. Faça a conta. Se ainda não sofreu um acidente, fale com quem já sofreu – e eu faço parte desse seleto grupo…

curso de pilotagem
Seja pequena ou uma moto grande, é essencial investir em um curso de pilotagem!

Se a pessoa não for muito cabeça dura, ela vai ser sincera e te aconselhar a fazer curso de pilotagem e claro… Andar protegido com os equipamentos de segurança. Vale cada centavo o investimento nisso para evitar se envolver em acidentes por não saber controlar a sua motocicleta e/ou reduzir as lesões por usar os equipamentos de proteção corretos para a pilotagem.

Cuidado você que sai dizendo que qualquer pessoa pode começar com uma motocicleta grande. Você pode ter começado e não ter enfrentado problemas, mas você não é todo mundo. Empatia é necessária, pois para cada pessoa que cai de motocicleta nos primeiros meses por não saber controlar a moto e vai parar no hospital, são no mínimo 10 pessoas ligadas a ela que vão achar moto algo realmente perigoso e vão evitar essa experiência…

pilotar motos
Pilotar motos é uma experiência sem igual, mas exige cuidado extra nos primeiros meses

Por isso seja responsável quando o assunto é a compra de uma motocicleta por alguém começando, pois a questão é mais séria do que parece. Gostou do conteúdo? Siga a gente lá no Instagram, que temos mais conteúdo: https://www.instagram.com/motordomundo/

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

8 thoughts on “O que ninguém te conta sobre a primeira moto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *