TEXTOS

Comprar moto sem dor de cabeça? 5 dicas para acertar

Andar de moto é lindo demais, uma experiência que envolve ganho de qualidade de vida, melhor entendimento sobre nós mesmos, sobre a vida, o mundo e uma oportunidade de evolução pessoal no sentido de entender as responsabilidades que a moto cobra de quem a escolha como meio de ir e vir, seja no dia a dia, seja nos fins de semana para se divertir. Separei aqui dicas que vão te ajudar a comprar moto com menos chance de ter dor de cabeça com ela. Veja abaixo:

1) Tenha clareza do uso que quer fazer e encontre o tipo de moto mais adequado ao seu uso. Não sabe a diferença entre uma Honda PCX, uma Yamaha Lander e uma Harley-Davidson Iron 883? Tem muito conteúdo gratuito na internet (aqui por exemplo 😎) para te ajudar nisso. Dito isso, estude bastante para achar qual tipo de moto está mais alinhada com o que você quer fazer;

Moto para comprar Royal Enfield Continental GT 650
A Royal Enfield Continental GT 650 é a moto ideal para você? Talvez. Pense o que quer e estude o que existe disponível para comprar

2) Pesquise preço de peças e revisões da moto ANTES. Dinheiro para ter a moto é uma coisa, o custo para manter ela é outra coisa bem diferente. Por exemplo, uma moto nova com 400 cm³ pode ser mais cara que uma moto 600 cm³ usada, porém, o custo de manutenção dessa 600 usada salvo raras exceções é maior. Muita gente erra nisso;

3) Prefira sempre comprar a moto à vista ou por consórcio para reduzir o custo com juros se comparar a compra por financiamento. Um problema é que pelo consórcio você não tira a moto imediatamente, é por sorteio, então se tem urgência, essa opção não te serve.

Para a primeira moto a dica 4 é a melhor

4) É primeira moto? Nunca andou? Sugiro que dê preferência para comprar uma usada, pois provavelmente você vai deixar ela cair parada em algum momento antes de se acostumar com o peso e altura da moto – e está tudo bem, é normal acontecer! Acostumou? Pegou o jeito? Ai é hora de planejar (ou não caso esteja feliz com a tua usada) comprar uma moto 0 km.

Honda CB 1000R
Se você seguir essas dicas com certeza a chance de acertar na compra da sua moto será gigante!

5) Pesquise o valor do seguro da moto ANTES da compra. Muita gente ignora essa etapa no processo de pesquisa e depois de já ter comprado a moto sente essa necessidade do seguro e quando vai cotar, quase morre com o alto valor anual do serviço. Pesquise antes, saiba por exemplo que existem seguradoras que oferecerem coberturas completas e outras com coberturas de menos coisas, se balizando no que é considerado essencial para o motociclista, como seguro de roubo, furto e assistência 24 horas, o que torna o seu valor mais acessível. Ou seja, pesquise, pesquise e pesquise para não se assustar depois.

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast   

Qual outra dica você adicionaria para quem deseja comprar uma moto sem ter dor de cabeça na escolha e no processo?

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

2 thoughts on “Comprar moto sem dor de cabeça? 5 dicas para acertar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *