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Luva para moto? Saiba o que olhar na hora da compra

Com certeza essa é uma das dúvidas que mais recebo no meu Instagram: qual luva para moto é melhor comprar? Vou trazer aqui algumas informações e dicas que vão te ajudar a escolher de forma mais acertada a sua luva, independente da marca fabricante.

Primeiro ponto: a luva deveria ser importante na sua vida de motociclista assim como é o capacete – apesar de ter gente que ainda não acredita que seja essencial ter um capacete na cabeça enquanto pilota sua moto, mas é assunto de outro dia. Subiu na moto, tem que estar usando luva sempre e não vale aquela luva de lã bonita que você comprou no passeio que fez no inverno passado, nem aquela de algodão que a turma usa nas oficinas mecânicas. Na moto precisa ser uma luva específica com proteções!

Para ir na padaria ou cruzar o país, se subiu em uma moto o ideal é que esteja usando uma luva adequada

Perguntei também no Instagram sobre com qual frequência as pessoas usam luva na moto e vi um padrão que ainda preocupa: alguns só usam quando está frio, outros só usam na estrada e ainda são poucos que usam todos os dias – como eu faço. Os dois casos (usar só no frio e usar só na estrada) mostram um problema primário e um secundário: a sensação de desconforto é o problema primário. Se você comprar uma luva grossa, pesada, sem ventilação nenhuma ou apertada, que limita seus movimentos da mão, ela vai incomodar mesmo e você vai agradecer toda vez que tirar. Isso está errado!

A luva tem que ser confortável, tem que estar na medida justa da sua mão, onde não te aperte a ponto de marcar sua pele (quando você tira a luva e sua mão está toda marcada com as costuras da luva é sinal de estar apertada, o que não é bom, mas tome cuidado pois algumas luvas alargam um pouco após os primeiros usos, principalmente as de couro, e aí ficam perfeitas. Como saber se é seu caso? Pergunte ao vendedor na loja. Se ele for bom, vai te auxiliar na escolha do tamanho certo, se ele só estiver preocupado em vender, você vai saber depois que comprou tamanho errado e a loja perde cliente. É um risco que você precisa correr…

Essa é uma luva para moto em poliéster e sem reforço na palma da mão. Mais leve, mais confortável, esquenta menos. Mas protege? Protege, mas é melhor uma reforçada pelos motivos que apresento nessa reportagem

Falei do desconforto como problema primário, agora vou falar do problema secundário, infelizmente ainda muito comum: muitas pessoas não acham necessário usar a luva. Mas se você cair, o que é que vai provavelmente pegar primeiro no chão? Pois é, suas mãos, tentando se proteger após você ter perdido o controle da sua moto. Por isso as mãos precisam estar bem protegidas tanto do impacto quanto da abrasão. Vale informar aqui que estamos falando do uso no asfalto, pois quando falamos de offroad, as luvas são muito mais simples, pois na terra o impacto é menor em uma queda quando comparado ao asfalto, e a abrasão também é bem menor. Não recomendo usar luva de offroad no dia a dia no asfalto, pois ela não protegerá nesse uso nem do impacto, nem da abrasão se você cair.

Essa é a luva chamada de “meio dedo”. Essa foto de divulgação do produto é bem clara no motivo deu eu NÃO INDICAR usar isso na moto. Não cometa o erro de gastar dinheiro com isso

Não vou me aprofundar tecnicamente aqui em tecidos porque a internet já tem muita informação sobre isso disponível. Basicamente existem dois tipos de material para luva: de poliéster e de couro. A de couro é melhor no sentido de proteger mais em caso de queda, pois é mais resistente, porém, esquenta mais e claro, é mais cara, o que pode assustar alguns motociclistas iniciantes. Para quem está começando sugiro como primeira luva alguma de poliéster, pois é mais leve, mais confortável e sua adaptação para se acostumar com ela será mais rápida, pois esse tipo de material interfere menos na sensibilidade da sua mão.

Luvas esportivas são maiores, mais grossas e com maior proteção contra impacto e abrasão, mas não são confortáveis e podem te incomodar no dia a dia com a moto na cidade (foto: MotoGp.com)

Luvas projetada para uso em pista na motovelocidade costumam ser mais grossas, com cano ainda mais longo e que não dá para usar por dentro da jaqueta, pois foram feitas para serem usadas por fora com o macacão de couro usado por pilotos na pista. Por serem usadas externamente costumam ter até sliders na lateral dela. É uma opção super segura, mas pouco ou quase nada confortável para o dia a dia. Cuidado para não comprar uma assim como primeira luva, pois a chance de não se acostumar é grande… E você tem que usar luva!

Isso pode parecer bobagem para quem já está acostumado e se esqueceu das primeiras vezes que colocou uma luva. Eu passei por isso e ficava bem incomodado do movimento dos dedos não ser tão livre quanto sem a luva, mas acostumei e hoje é super natural usar sempre a luva. Depois você compra uma de couro, que além de tudo que eu já disse, dura mais – hoje é o tipo de luva que uso.

Dito isso, vamos a parte principal, o que ver em uma luva para ajudar na compra?

luva para moto
Nessas fotos é possível ver o protetor de impacto no dorso da luva, o reforço na palma da mão e o benefício da luva cano longo que é “vedar” sua pele quando usa a jaqueta

1) O tecido usado. Se puder, prefira a couro pela questão da maior proteção contra abrasão.

2) Se tem protetor de impacto no dorso da mão (algumas não tem e eu sempre prefiro as que tem)

3) Se tem reforço na palma da mão (por motivos óbvios, pois é o primeiro ponto que bate no chão quando você cai da moto e tenta se proteger)

4) Existem luvas cano curto e cano longo. A cano longo protege mais a sua mão e de brinde veda melhor do frio pois parte dela fica por baixo da jaqueta no punho. Tenho cano curto e cano longo e sempre faço um rodízio entre elas, mas quando vou para a estrada ou entro na pista com algo potente, prefiro sempre a cano longo.

E quando chove, o que fazer? Luvas impermeáveis ainda são uma complicação para o motociclista. A luva mais incrível que já usei nesse sentido foi uma da Harley-Davidson, que era uma luva “2 em 1”. Eu explico: a luva tem duas bocas, uma é para usar a luva como ventilada e a outra é para usar como luva impermeável, que obviamente também serve para manter a mão quente em dias frios. Achei incrível essa ideia e espero que o mercado se encha de opções assim pois é o melhor dos mundos.

Luva “2 em 1” da Harley-Davidson. No detalhe, as duas entradas. Em uma, é uma luva ventilada, na outra, é uma luva impermeável (ou para frio). Você escolhe! Achei genial essa ideia

Mas na maioria dos casos, pelo menos que tudo que já usei, é difícil encontrar uma luva impermeável que não roube pelo menos 50% da sua sensibilidade de movimentos da mão enquanto usa nas primeiras vezes – ou porque a luva não foi projetada para isso mesmo e nunca vai melhorar. Fora que quando molha e você tira, quase sempre é trabalhoso vestir novamente, pois a camada interna sai da posição normal, como se fosse aquela luva de látex que você usando lavando louça. Pesquise, pesquise e pesquise se quer ter junto com sua capa de chuva uma luva que não seja um castigo usar.

Uma outra dica importante, que vale para qualquer proteção que vá comprar para usar na moto: prefira sempre escolher o tamanho provando as peças em uma loja física. Alguns sites disponibilizam aquelas grades de tamanho. Ajuda, mas não tem nada melhor do que provar e ter certeza que aquele produto que você jurava que seria G na verdade fica folgado – o que não é bom – ou apertado – o que é pior ainda! Quem nunca comprou um capacete em alguma super promoção na internet e viu quando chegou que não veste tão bem quanto você imaginou que atire a primeira pedra…

Tem muitos ossos pequenos na mão, por isso a importância de uma boa luva com proteção contra impacto também, sem mencionar o fato de que se você cair sem luva e ralar a pele da mão no chão terá um baita problema médico

Ficou com alguma dúvida sobre luvas? Deixe um comentário que eu farei o possível para responder. Se preferir, me siga no Instagram e me chame no inbox para tirar suas dúvidas: https://www.instagram.com/motordomundo/

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

6 thoughts on “Luva para moto? Saiba o que olhar na hora da compra

  • Excelente matéria mestre parabéns pelo seu trabalho

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    • MARCELO BARROS

      Fico feliz que curtiu, Mario. Compartilhe com outros motociclistas para levar esse conhecimento adiante! Abraço!

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  • Interessante essa luva da H-D!
    Mais uma matéria interessante! Parabéns!!!

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    • MARCELO BARROS

      Fico feliz que gostou da reportagem. Sobre a luva, eu ganhei, não sei nem se vende no Brasil (mas a ideia é animal)!

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  • Fábio Oliveira

    Ótima matéria Marcelo. Luva para mim é essencial sempre. Não consigo pilotar sem. Quem já caiu sabe muito bem a necessidade de usar luvas sempre que for pilotar.

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    • MARCELO BARROS

      Estou tentando levar essa informação para mais gente. Luva é essencial, mas basta sair na rua e contar as 5 primeiras motos que ver. Provavelmente quatro estarão sem luva… Abraço

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