VÍDEOS

Conheça os diferenciais da Honda CB 1000R 2022

Nesse vídeo dou um resumão das minhas impressões após pilotar as duas versões da atual geração da Honda CB 1000R. A CB1000R 2022 tem linhas mais agressivas e avançadas, com novos detalhes como o subchassi em alumínio prateado e molduras do radiador e tampas da caixa do filtro do ar com design mais dinâmico.

O formato do farol evoluiu e agora está mais inclinado para trás, idem quanto às rodas, de desenho elaborado e atraente. A parte ciclística não foi alvo de alterações; já o motor teve o sistema PGM-FI reprogramado, o que resultou em melhor entrega de potência.

O inédito painel de instrumentos TFT colorido inclui conectividade Honda RoadSync com a tecnologia HSVCS — Honda Smartphone Voice Control System, que permite ao condutor controlar através de sua voz smartphones e diversos aplicativos nele instalados. Uma porta USB-tipo C situada sob o banco do passageiro permite a recarga de smartphones.

O motor DOHC quatro cilindros em linha de 998 cc da CB 1000R tem sua origem na CBR 1000RR Fireblade. Adaptado para o uso na naked, a faixa vermelha do contagiros começa a 11.500 rpm, com o limitador de rotação entrando em ação às 12.000 rpm. A CB 1000R 2022 recebeu afinações otimizadas no sistema PGM-FI, o que resultou em entrega de potência mais progressiva e melhores respostas ao acelerador.

O escalonamento do câmbio privilegia acelerações poderosas, especialmente entre os 30 e os 130 km/h. A nova embreagem assistida/deslizante exige mínimo esforço para seu acionamento e é perfeitamente dimensionada para reduções rápidas e fortes, típicas da pilotagem esportiva.

MODOS DE PILOTAGEM São três níveis de potência (P), freio-motor (EB) e controle de tração (HSTC) disponíveis; o sistema HSTC também pode ser desativado. Estes três modos (Standard, Rain, Sport) oferecem diferentes combinações de cada parâmetro e o modo USER permite ao condutor escolher entre três definições de cada parâmetro e registra tais opções. A parte ciclística da CB 1000R não sofreu alterações para 2022.

O chassi de aço monotrave tipo Diamond tem duas robustas placas de alumínio na região do eixo que liga a longa balança de suspensão traseira (574,2 mm) tipo monobraço ao chassi. O cáster é de 25° e o trail de 100 mm. A distância entre eixos tem 1.452 mm e o peso a seco é de 200 kg para a versão CB 1000R e 201kg para a exclusiva versão Black Edition. A distribuição do peso entre a dianteira e a traseira é de 48,5% — 51,5%.

A suspensão dianteira é uma Showa SFF-BP — Separated Function Fork Big Piston, com amortecimento em uma das bengalas e a função de mola na outra. Tal arquitetura permitiu reduzir o peso e conciliar plena eficiência e conforto em uma ampla gama de utilizações. O monoamortecedor traseiro Showa possui regulagem da pré-carga da mola e do amortecimento em extensão.

A frenagem com sistema ABS de dois canais está a cargo de cálipers de freio de quatro pistões em montagem radial que atuam em discos flutuantes de 310 mm de diâmetro. Atrás o disco tem 256 mm de diâmetro e cáliper de dois pistões. As novas rodas de sete raios em alumínio fundido e de design elaborado exalam elegância e ousadia; o pneu traseiro tem medida 190/55 ZR17 e à frente o pneu é 120/70 ZR17.

As Honda CB 1000R e Honda CB 1000R Black Edition tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia. O preço sugerido para a CB 1000R (base Distrito Federal) é de R$ 76.570 e as cores disponíveis são vermelho metálico e prata metálico. Para a CB 1000R Black Edition o preço sugerido é de R$ 85.170 na cor preto perolizado (preços com base em outubro de 2022). Confira no concessionário mais perto de ti o preço atualizado.

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast  I  Newsletter  

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *