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Corrente, correia e cardã: entenda as diferenças na moto

Em nosso perfil no Instagram recebemos uma pergunta interessante que decidimos trazer aqui para o site: “Qual é a melhor? Corrente, cardã ou correia?” Começo explicando que corrente, cardã ou correia são opções de sistema de transmissão final de motocicletas. Além disso, não existe necessariamente uma que é melhor, pois cada uma delas tem características que são positivas em um tipo de uso e negativas em outro propósito.

Royal Enfield Interceptor
A maioria das motocicletas faz uso de corrente, pela praticidade e baixo custo de manutenção

A transmissão final por corrente se destaca pelo baixo custo. É a que exige mais manutenção na lubrificação e ajuste da folga durante a sua vida útil – que é a menor das três opções. Em compensação é super fácil fazer essas manutenções. Para utilização no fora de estrada é a melhor opção também. Na troca, é indicado que o conjunto coroa, pinhão e corrente seja substituído de uma vez sempre. É utilizada na maioria das motocicletas do mercado, incluindo todas de offroad.

A transmissão final por correia tem maior durabilidade quando comparada com a corrente, sai o metal da transmissão por corrente e entram plásticos nobres de alta resistência. A coroa e pinhão duram cerca de três vezes mais que a correia, por isso não precisa ser trocado o conjunto como na transmissão por corrente. Não precisa de ajustes ou lubrificação, apenas limpeza.

correia moto
Na transmissão por correia plásticos nobres e resistentes garantem muita durabilidade

O seu intervalo de manutenção dela já é muito menor quando comparado ao de uma moto com corrente. Essa opção é muito utilizada pela Harley-Davidson. Nas scooter também é utilizada correia na transmissão final, porém, com câmbio automático, o que traz outra construção bem diferente e a coloca em “outra categoria”, fora desse comparativo, pelo menos, por enquanto…

A transmissão final por cardã é muito utilizada pela BMW Motorrad em sua história. Ela é basicamente um eixo que sai do câmbio e vai até a roda traseira, ligada por um diferencial. Tem praticamente zero manutenção. O ponto contra é que é uma opção muito cara para aplicar nas motos e apenas motos de alta cilindrada possuem.

O cardã é super robusto, usado em maxitrails grandes como a Triumph Explorer 1200

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Além disso, é a transmissão que mais afeta negativamente o peso da moto, pois é a mais pesada. Antes do lançamento da geração atual da Triumph Explorer 1200, que também utiliza cardã, li que a marca estudava mudar a transmissão final para corrente. O ganho disso era uma redução de cerca de 15 quilos no peso da moto.

Sabemos que a transmissão final sempre tem perda em relação aos números de potência e torque que são entregues no virabrequim. Em uma ordem de eficiência – ou de menor perda desse desempenho do motor – ficam a transmissão por corrente, a correia e por último o cardã.

Esse foi um resumo bem objetivo de cada tipo e poderia falar muito mais. A ideia é entregar sempre as informações da forma mais clara e de fácil entendimento possível aqui no MOTORDOMUNDO. Curtiu? Gostaria de sugerir um assunto para ver aqui? Deixe nos comentários!

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

3 comentários sobre “Corrente, correia e cardã: entenda as diferenças na moto

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