OPINIÃO

Honda ADV 150 ou PCX 160? Uma questão de prioridades

A scooter Honda PCX veio primeiro e em 2023 completou 10 anos desde a primeira versão da scooter. Já ganhou atualizações e está desde o fim de 2022 como PCX 160, disponível em 3 versões.

A ADV 150 chegou ao Brasil em 2021, em versão única, mas trazendo três diferenciais em relação a PCX: um visual diferente inspirado na X-ADV, pneus de uso misto e a robusta suspensão traseira Showa, que atende uma demanda comum de fãs de scooter que é o fato da suspensão traseira normalmente comprometer o conforto na pilotagem.

PCX 160 trouxe mais desempenho ao modelo mais vendido da categoria na última atualização de motor

Resumindo (pois eu disse que essa análise seria objetiva):

  • Se você prioriza conforto da suspensão, você vai precisar da ADV;
  • Se você prioriza aceleração, retomadas, você vai precisar da PCX 160;
  • Se você gosta de instalar acessórios e personalizar o visual a ADV “aceita mais” sem comprometer o estilo comparado com a PCX.

Mas vale lembrar: a ADV ganhou uma atualização no exterior, com o motor 160 usado na PCX. Esse modelo deve chegar ao Brasil até o fim de 2024 – baseado apenas no meu palpite – e traz algumas melhorias. A melhor delas pra mim é que se equipara em desempenho do motor com a PCX e também passa a ter controle de tração.

Honda ADV 150 ou PCX 160?

Eu, Marcelo, em outubro de 2023, se fosse fã de scooter e tivesse no mundo apenas PCX (NMax) e ADV eu pagaria o preço extra pela ADV, abriria mão do motor maior da PCX (e NMax), mas garantiria uma suspensão melhor para meu ir e vir ser menos incomodo. Pra mim conforto é prioridade – e a minha coluna agradece.

Mas existe um detalhe nessa conversa entre essas duas scooter Honda: a diferença de preço entre elas é grande e pode ser limitadora para muitos que queriam a ADV. No site da Honda PCX ABS – para ter um parâmetro técnico justo em relação a ADV – tem preço de R$ 18480 enquanto a ADV 150 está por R$ 23060. Lembrando que os preços no site são SEM O FRETE!

Fui ver a tabela Fipe, e lá PCX estava R$ 21164 e ADV 150 R$ 26100. O problema na Fipe nesse caso é que ela não separa PCX CBS e ABS, então a média do preço é diferente. Esse preço da Fipe é com frete e é uma média dos pontos de venda consultados no Brasil.

ADV 150
A ADV 150 oferece visual que lembra mais as motos, tem pneu misto e suspensão traseira boa. O que é mais prioridade pra você?

Decidi consultar os preços delas em uma concessionária Honda na capital paulista. PCX 160 ABS estava por R$ 19690 e a ADV 150 poderia ir para casa por R$ 24990. Quando consultei as duas vinham com documento grátis, uma promoção por tempo limitado, imagino.

Com a base no preço da concessionária – o preço que o cliente interessado vai pagar – a diferença entre as duas é R$ 5300. Vendo isso, eu, Marcelo, optaria por comprar uma ADV usada para gastar menos e ter o benefício da suspensão melhor ou esperaria até o fim de 2024 para já ter acesso a uma nova ADV 160, com mais motor entre outras melhorias. Algo totalmente pessoal é o gosto visual e nesse caso eu também prefiro o da ADV em relação ao da PCX.

Em outubro de 2023 vendo a PCX com o novo motor 160, controle de tração e tomada USB complica um pouco a vida da honesta ADV 150, que curiosamente em 2023 até setembro vendeu mais que Yamaha NMax, (dados Fenabrave) que é a rival direta da PCX 160 e praticamente no mesmo mês no fim de 2022 foi atualizada. Sinal de que assim como eu muita gente está preferindo uma boa suspensão do que mais motor.

Lembrando o óbvio, pois ele precisa ser dito: um erro comum na internet é ouvir as pessoas falando que pelo preço de uma scooter daria para comprar uma moto modelo “x”. O problema nesse caso é ignorar que quem quer scooter vai comprar scooter.

Não adianta nada dizer que uma Bajaj Dominar 400 custa 25 mil reais se a pessoa quer algo pequeno, leve, fácil de andar e prático com os espaços para guardar coisas sem precisar de bauleto. Isso só scooter oferece. Por isso esse tipo de veículo tem seu público.

Abaixo deixo vídeo das 3 scooter citadas aqui para quem quer saber mais de cada uma.

 

 

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast  I  Newsletter  

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

3 thoughts on “Honda ADV 150 ou PCX 160? Uma questão de prioridades

  • Opa, obrigado pela resposta. Sigo acompanhando as matérias do site.
    Moro aqui na região do Pacaembú, avise quando for gravar alguma coisa por lá.

    Abraço!

    Resposta
  • Belo artigo, Marcelo! Tenho uma ADV 23 cor prata e sou apaixonado por ela. Mas, sinceramente, a nova geração da PCX 160 está bem convidativa. Hoje mesmo fui até uma concessionária conhecer melhor os modelos ABS e DLX.
    O vendedor me informou que a documentação ainda está “gratuita”, ou seja, fiquei tentado em trocar minha ADV na PCX ABS. Ainda não sei se irei realmente trocar, já que gosto bastante do conforto oferecido pela ADV, assim como o seu design, mas essa motorização 160 e a facilidade de revenda da PCX acabam me puxando um pouco.
    Você saberia dizer se a revenda da ADV é tão boa quanto da PCX?

    Forte abraço.

    Resposta
    • Oi Caio, não sei te dizer sobre revenda da ADV em relação a PCX. A questão fica em torno de ser Honda e isso sempre indica boa revenda – mas se acompanha meu trabalho sabe que não sou muito fã de generalização por isso eu disse que não sei te dizer sobre isso.

      Eu no seu lugar esperaria mais um pouco e trocaria sua ADV pela ADV 160 que deve ser lançada em 2024 – mas de novo, não sei dizer quando. Assim tu teria os benefícios da PCX 160 (mais potência, controle de tração) sem abrir mão da ótima suspensão da ADV.

      Mas sua moto e seu dinheiro só cabe a você como gerenciar. Pode migrar pra PCX 160 e depois migrar pra ADV 160 se assim achar conveniente. A suspensão da PCX perde para a da ADV na minha opinião. E eu priorizo isso em qualquer moto que uso.

      Espero de alguma forma ter somado. Abração

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *