Honda Africa Twin 1000 ganha melhorias e nova versão
Foi apresentada a nova geração da maxitrail Honda, a Africa Twin, que agora dobrou o número de versões – de duas para quatro – graças à chegada da Adventure Sports, versão com diferenças funcionais além das malas rígidas, como ocorre na Travel Edition.
A versão Adventure Sports, mais apta para grandes aventuras, se diferencia pelo tanque de combustível de grande capacidade, maior curso nas suspensões, assento plano, carenagem mais protetiva e aquecedor de manoplas.
A Africa Twin continua com aro 21” e pneu 90/90 na dianteira e aro 18” com pneu 150/70 na traseira, ambas com câmara de ar e rodas de alumínio raiadas. A altura do assento é ajustável entre 850 e 870 mm (900 e 920 mm na versão Adventure Sports).
A moto têm ajustes disponíveis nas duas suspensões para deixar a maxitrail mais fácil de ser ajustada ao caminho que irá percorrer. A suspensão dianteira é invertida, com 230 mm de curso e a traseira é monoamortecida, com Pro-Link, e tem curso de 220 mm. Na Adventure Sports são 20 mm a mais de curso nas duas rodas.
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Nos freios, par de discos na dianteira com pinças de quatro pistões Nissin. Na traseira uma pinça de pistão simples faz o serviço de parar a moto, quando solicitado. O ABS pode ser desligado apenas na roda traseira, permitindo mais liberdade no fora de estrada.
O chassi tipo berço semi-duplo de aço é comum às duas versões da Africa Twin – na Adventure Sports ele é branco. Conta com seis os pontos de fixação ao motor, o que reduz vibrações. Outra novidade é a bateria de lítio-íon, com maior durabilidade e que também gerou redução de 2,3 kg na moto.
O motor é um compacto bicilíndrico paralelo de 999,1 cm³. No modelo 2020 recebeu modificações na caixa do filtro de ar e escapamento com dois catalisadores e ponteira menor, para ter maior eficiência e atender o programa de emissões de poluentes.
O peso da moto é de 216 kg e 224 kg na robusta Adventure Sports. Peso divulgado pela marca é seco, sem combustível e fluídos do motor.
As mudanças melhoraram os números do motor. São 94,6 cv potência máxima, com pico de torque de 9,7 kgf.m. O motor tem dupla ignição por cilindro, com duas velas de ignição por cilindro, isso garante maior eficiência na queima da mistura ar-combustível nos cilindros.
O câmbio é de 6 marchas com embreagem deslizante, que permite reduções bruscas de marcha sem o travamento da roda traseira.
Banho de eletrônica
O painel é novo e ficou bem bonito, rico em informações. A Africa Twin ganhou acelerador eletrônico, com isso é possível aplicar recursos como os quatro modos de pilotagem, que gerenciam potência em 3 níveis, freio motor em 3 níveis e controle de tração em sete níveis, além da opção de desativá-lo.
São quatro modos de pilotagem, que podem ser alterados a qualquer momento usando os controles situados no punho esquerdo.
TOUR
Nível de potência (POWER) máximo (1), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) médio (2) e controle de tração (HSTC) muito atuante (6).
URBAN
Nível de potência (POWER) médio (2), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) médio (2) e HSTC muito atuante (6).
GRAVEL
Nível de potência (POWER) mínimo (3), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) mínimo (3) e HSTC muito atuante (6).
USER
Permite ao piloto selecionar e salvar sua combinação preferida entre os três parâmetros (POWER, ENGINE BRAKING e HSTC).
Somando as Travel Edition a Africa Twin tem quatro versões. A nova geração chega em agosto nas concessionárias. Veja abaixo os preços públicos sugeridos, com base no Estado de São Paulo.
Africa Twin: R$ 57.990
Africa Twin Travel Edition: R$ 66.990
Africa Twin Adventure Sports: R$ 64.990
Africa Twin Adventure Sports Travel Edition: R$ 69.990
A versão base da Africa Twin será vendida em vermelho ou preto fosco (cor nova) e a versão Adventure Sports tem apenas em branco perolizado. A garantia da Africa Twin é de três anos, sem limite de quilometragem.
Em resumo, muitas novidades, uma versão com diferenças funcionais além de malas, mas a Africa Twin mantém a mesma essência mais aventureira, sem tanto peso, sem tanta eletrônica e infinitos ajustes pelos botões nos punhos – que muitas vezes até assustam quem faz um primeiro test ride.
A maxitrail Honda é uma moto que você se acostuma fácil e isso significa prazer na pilotagem. Muitas vezes, menos é mais.
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