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Honda Sahara 300 anda menos que a XRE 300? Veja análise dos dados

Primeiramente, enquanto escrevo esse texto estou no fim de dezembro de 2023 e ninguém fora da Honda andou na Sahara 300. Por isso, muitas dúvidas surgem entre os entusiastas e quis trazer aqui uma análise usando os dados oficiais divulgados como base.

A Honda Sahara 300 é movida por um motor novo, diferente da antecessora XRE 300. Usando gasolina como referência (que ainda é o combustível mais usado nas motos flex), temos na XRE 300 2023 25,4 cv de potência máxima a 7500 rpm e pico de torque de 2,76 kgf.m a 6.000 rpm. Na Sahara 300 2024 temos 24,8 cv de potência máxima a 7500 rpm e 2,74 kgf.m a 5.750 rpm.

A diferença nos números é pequena, é uma redução de exatos 0,6 cv de potência e 0,02 kgf.m de torque na Sahara 300. O pico de torque na Sahara 300 é entregue 250 rpm mais cedo que na XRE 300 e o pico de potência foi mantido na mesma rotação do motor.

O peso mudou. A Sahara 300 é um quilo mais leve (nas versões ABS e Rally) que a XRE 300 2023. Isso dá uma equilibrada na diferença de potência, pois o peso-potência da XRE 300 era 6,2 cv para cada quilo e na Sahara 300 é 6,3 cv/kg. Uma diferença de apenas 0,1 cv/kg. Isso deve ser bem difícil de notar pilotando.

cores honda sahara
Com os três acessórios de série a versão Adventure é dois quilos mais pesada que as versões ABS e Rally da Sahara 300

Mas outras coisas mudaram, com o câmbio, na Sahara 300 é de seis velocidades – com embreagem deslizante – enquanto na XRE 300 tinha 5 velocidades. Isso vai ajudar principalmente em vias rápidas onde a sexta marcha vai reduzir a rotação do motor, reduzindo assim vibrações do motor, melhorando o consumo nessa condição de uso e melhorando também o conforto na pilotagem.

A relação de transmissão final também mudou. Na XRE 300 usava coroa de 39 dentes e pinhão de 13 dentes. Na Sahara 300 usa coroa 40 e pinhão 14. Isso deixa a Sahara 300 com a relação de transmissão final mais longa (2,86 na Sahara e 3 na XRE 300), o que melhora o comportamento em maiores velocidades.

As mudanças de câmbio e relação foram pensadas para atender a demanda de quem achava incomodo rodar com a XRE 300 na estrada, dando agora melhor condição e mais conforto nesse uso.

Em resumo, é um motor diferente, mais eficiente, que provavelmente vai fazer melhores médias de consumo que o anterior, com números de potência e torque com redução que deve ficar imperceptível na prática, graças a redução de peso que equilibra isso.

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Abaixo deixo os vídeos da Honda XRE 300 e da Sahara 300 produzidos até esse momento aqui no Motordomundo. Em breve espero produzir material após pilotar a Sahara 300 e completar o assunto.

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

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