NOTÍCIAS

MotoGP: Yamaha supera Ducati e vence GP do Catar com Viñales

Primeira batalha de 2021 no Mundial de Motovelocidade finalizada. E que belíssima corrida na MotoGP! Desde os treinos – e pelo histórico – era esperada uma disputa entre pilotos Ducati (com seu potente motor nas retas) e pilotos Yamaha (com seu ótimo desempenho nas curvas). No treinos livres Ducati dominou a tabela de tempos combinados com Jack Miller. No qualificatório foi a vez de Francesco Bagnaia se destacar com a pole position, porém depois dele as 3 motos mais rápidas foram Yamaha.

Pecco Bagnaia, piloto Ducati na MotoGP
Na primeira corrida de 2021 e sua primeira corrida como piloto de fábrica da Ducati na MotoGP Bagnaia foi muito bem

No domingo de corrida na única etapa noturna do calendário todo, vimos a Ducati novamente se destacar na largada quando 4 das suas 6 motos presentes no grid dispararam na frente antes da curva 1. Seria um tapa na cara da concorrência? Vitória fácil na MotoGP? Calma…

Os pilotos de fábrica da Yamaha seguiram na caçada das 4 Ducati. Ao mesmo tempo as Yamaha satélite despencavam posições como quem teve um pneu furado. Dia ruim para Franco Morbidelli, vice-campeão de 2020 e para Valentino Rossi, que começou sua 26ª temporada no Mundial de Motovelocidade como piloto, aos 42 anos.

Valentino Rossi, piloto Yamaha de MotoGP
Com novas cores Yamaha satélite Valentino Rossi finalizou a prova no Catar em 12º lugar

Falando em dia ruim, ao mesmo tempo que as Ducati voaram na curva 1, na curva 2 Danilo Petrucci, piloto KTM satélite que veio da Ducati, caiu e teve um fim de prova prematuro. Foi um fim de semana bem fraco para os pilotos KTM.

Na caçada pela primeira vitória os pilotos Yamaha Maverick Viñales e Fabio Quartararo começaram a conseguir subir posições contra pilotos Ducati. Viñales estava mais rápido que Quartararo e logo passou o colega de equipe. Na segunda metade da prova, Viñales chegou até a liderança, passando Johann Zarco e Bagnaia. Depois disso Viñales conseguiu evitar o ataque contra sua liderança e foi até a linha de chegada para a primeira vitória do ano com a Yamaha.

Maverick Viñales, piloto Yamaha de MotoGP
Aparentemente mais focado e empolgado com o trabalho de desenvolvimento da Yamaha feito por Cal Crutchlow, Viñales começou bem 2021

Joan Mir, atual campeão da MotoGP com a Suzuki, que largou em 10º lugar, conseguiu na última volta chegar até a segunda posição, porém, apesar de entrar na frente na última curva contra Zarco e Bagnaia nada pode fazer vendo as Ducati engolirem sua Suzuki na reta e jogarem Mir para fora do pódio, finalizando em quarto lugar. Não é um resultado ruim, mas não poder fazer nada com a limitação do seu motor não é legal…

Joan Mir, piloto Suzuki na MotoGP
Joan Mir fez uma boa prova de recuperação, mas morreu na reta final chutado pelas Ducati para fora do pódio no Catar

Detalhes para comentar: Aleix Espargaró finalizou em sétimo com a Aprilia, um bom resultado. Pol Espargaró, em sua estreia como piloto Honda de fábrica finalizou em oitavo lugar. Jack Miller não foi bem nesse fim de semana e finalizou em novo lugar com a Ducati. Sobre os pneus, a escolha da etapa foi por pneu macio nas duas rodas.

Johann Zarco, piloto Ducati
Olhos atentos em Zarco. Recorde de velocidade máxima com 362,4 km/h no sábado e um importante segundo lugar na corrida com a Ducati

A próxima etapa será no mesmo circuito, na próxima semana, em 4 de abril. Se gostou do conteúdo aqui, siga a gente no Instagram, sempre com atualizações diárias. Acesse https://www.instagram.com/motordomundo/

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

One thought on “MotoGP: Yamaha supera Ducati e vence GP do Catar com Viñales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *