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Saiba a diferença de garantia e validade do pneu

Todo pneu tem muitas informações na lateral dele. Entre elas temos um número com 4 dígitos onde os dois primeiros se referem a semana do ano e os dois últimos se referem aos dois últimos dígitos do ano. Essa é a referência de semana de fabricação dele.

Por exemplo, se estiver gravado “2422” no pneu os dois primeiros significam que foi produzido na 24ª semana do ano – no caso entre os dias 13 e 19 de junho – e os dois últimos indicam o ano de 2022.

data fabricação pneu
Em destaque os 4 números gravados no pneu que informam a semana e ano de fabricação do produto

Mas para que exatamente serve essa informação?

O pneu tem 5 anos de GARANTIA desde a data de compra (a data que sai na nota fiscal da compra) ou em caso de perda da nota fiscal a GARANTIA será de 5 anos após a data de fabricação impressa no pneu.

Já a VALIDADE de um pneu é indeterminada. Podemos encontrar alguns pneus com mais de 5 anos em bom estado de uso, assim como ter pneus com menos de 5 anos de uso condenados por conta de armazenamento e aplicação errada ou descuido com calibração que também gera desgaste irregular comprometendo a vida útil do pneu. O segredo por traz da durabilidade do pneu é um só: cuidado. Calibre os seus pneus semanalmente, a frio e de acordo com as especificações do fabricante.

“A validade do pneu é indeterminada, motivo pelo qual não consta uma data de validade no produto. No caso da Pirelli, damos cinco anos, ou 60 meses, de garantia a partir da data da compra dos pneus, porém é plenamente possível que o produto ainda esteja em boas condições mesmo após o término da garantia. Caso o cliente não possua a nota fiscal, essa garantia vai de acordo com o número DOT marcado no pneu, onde está grafada a semana e o ano de fabricação dele”, afirma Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli.

twi pneu moto
Não adianta você saber que o pneu não tem validade e seguir usando mesmo se atingir o TWI

Lembrando que não é porque a validade é indeterminada que você pode ignorar o desgaste do pneu. O índice TWI (Tread Wear Indicator) é o indicativo oficial de desgaste da banda de rodagem e o item deve ser trocado preferencialmente antes de chegar nele, muito mais pela sua segurança, mas alerto que veículo com pneus muito gastos, que chegaram no TWI, pode ser apreendido em blitz fiscalizadora e o condutor multado. Analise seus pneus ou peça ajuda de profissional para saber a hora de trocar o pneu. Não vacile com isso!

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*Esse texto foi publicado originalmente na Newsletter Motordomundo. Se quiser receber textos como esse em primeira mão entre na lista inserindo seu e-mail no link: https://tinyletter.com/motordomundo

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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