VÍDEOS

Saiba o que muda na nova Honda XRE 190

A Honda está atualizando toda sua linha de baixa cilindrada em 2024 e a XRE 190 é uma das novidades. No dia 20 de setembro de 2024, a Honda revelou a nova geração da trail XRE 190. Posicionada entre a Bros 160 e modelos como Sahara/Tornado, a XRE 190 2025 está prevista para chegar às concessionárias em outubro com atualizações no design, mantendo o farol fixo (diferente da Bros 160 e similar à Sahara 300) e trazendo melhorias técnicas.

Lançada em 2016 para ser um ‘meio do caminho’ entre Bros 160 e XRE 300 ficou muitos anos exatamente igual mas no modelo 2025 ganhou uma esperada atualização. Veja no vídeo o que mudou e as semelhanças com a irmã menor, a Honda Bros 160.

A suspensão dianteira é um dos grandes avanços, agora comparável à da Bros 160. A medida aumentou de 31 mm para 33 mm, e o curso, de 160 mm para 180 mm – equiparando-se ao da Bros. Na traseira, ambas as motos mantêm o curso de 150 mm, com fixação direta na balança, sem link e sem ajuste de pré-carga da mola. Com uma suspensão mais robusta e principalmente com mais curso a XRE 190 entrega mais capacidade em pisos irregulares, oferecendo também mais conforto no ir e vir.

O motor monocilíndrico flex de 184,4 cm³ mantém o câmbio de 5 marchas, sem alterações no escalonamento. Com o novo acerto do motor para o Promot 5, houve uma leve redução de potência: agora com gasolina são 15,9 cv a 8.000 rpm (antes, 16,3 cv a 8.500 rpm). O torque permanece inalterado em 1,65 kgf.m a 6000.

O peso em ordem de marcha continua em 136 kg, o mesmo do modelo 2016 até 2024, apesar da redução no tanque de combustível, que passou de 13,5 litros para 12 litros – a mesma capacidade da Bros 160. A relação peso potência, no entanto, passou de 8,3 kg/cv para 8,6 kg/cv.

XRE 190
XRE 190 vem com três opções de cor, com a versão Adventure (ao centro) se diferenciando apenas por cor e grafismos (foto: Honda/Divulgação)

A XRE 190 mantém os freios a disco nas duas rodas e o ABS na dianteira, tal como na Bros 160 ABS. Principais Novidades Iluminação Full LED: presente no farol, lanterna e piscas, um diferencial importante em relação à Bros 160.

Suspensão dianteira aprimorada: o aumento da medida de 31 mm para 33 mm traz mais resistência, enquanto o curso ampliado para 180 mm garante maior conforto. Painel digital com indicador de marcha: modernização similar à vista na Bros e Tornado. Porta USB-C: para recarga de dispositivos móveis, disponível também em modelos como Tornado e Twister.

Novo banco: mais confortável, mantendo a altura de 836 mm. cores da XRE 190 2025. A XRE 190 2025 estará disponível nas cores vermelho, azul ou cinza, esta última com grafismos exclusivos como versão Adventure.

O preço sugerido, sem frete, parte de R$ 22.060,00 (base SP). As vendas começam em outubro, com 3 anos de garantia e óleo grátis em 7 revisões. A versão Adventure se diferencia apenas por cor e grafismo especial e seu preço é R$ 436 acima do preço SEM FRETE da versão base oferecida em vermelho ou azul (R$ 22496 na Adventure)

Curiosidade: Enquanto o IPCA dos últimos 12 meses (até agosto de 2024) foi de 4,24%, o aumento de preço da XRE 190 da versão 2024 para a 2025 foi de 6,21%.

Gostou deste conteúdo?
Fique por dentro de mais novidades e informações sobre o mundo das duas rodas! Siga o Motordomundo nas redes sociais para continuar bem informado: Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast  I  Newsletter

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *