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Trident: alguns fatos sobre essa moto da Triumph

Trident, moto naked com motor 660 cm³ de três cilindros da Triumph, chegou ao mercado no final de 2021 para ser a moto de entrada na linha de produtos atual da marca com o preço de lançamento fixado em R$ 47.490 (podendo obviamente mudar após a publicação desse texto), em versão única e com três opções de cor.

Como curiosidade relembro que a Triumph usou uma estratégia diferente do “padrão” com esse modelo que foi ela mesmo divulgar fotos do modelo ainda como protótipo. Se na Europa os segredos costumam ser flagrados antes da hora por que não a própria dona do modelo fazer isso? Achei interessante e já repetiram o formato com a Tiger 1200, revelada na versão final ao mundo em dezembro e prevista para 2022 no Brasil.

Como de costume na Triumph, quem pretende comprar uma Trident terá muitos acessórios disponíveis para sua moto. Entre as opções destaco o módulo de conectividade My Triumph e o quickshifter (que garante rápidas mudanças de marcha sem o uso da embreagem).

Uma curiosidade – que já vimos a Ducati aplicar em alguns modelos – é o intervalo alto de revisão, de 16.000 quilômetros para a Trident. Isso significa menos visitas na oficina, menos gastos e mais tempo para curtir com a sua moto.

Na categoria naked de média cilindrada no mercado brasileiro a Triumph Trident chega como a única com motor três cilindros contra opções com motor de 2 ou 4 cilindros. O que isso significa? Mais variedade no seu cardápio para escolher o “sabor” que mais te agrada – e sempre digo que quanto mais opção de escolher, melhor para nós motociclistas. Com um conjunto muito compacto a posição de pilotagem é confortável, mesmo para motociclistas altos (tenho 1,83 m de altura e fiquei confortável na moto).

No primeiro contato que tive com a moto me chamou a atenção a qualidade no acabamento (padrão Triumph), a agilidade e facilidade de pilotar a moto (que pesa 189 kg), o ótimo comportamento dos pneus, dando confiança para acelerar mais forte quando possível e a entrega de potência (81 cv) e torque (6,5 kgf.m) do motor 3 cilindros é instigante e faz a gente não querer descer da moto tão cedo.

Tudo funciona com uma precisão e harmonia invejáveis. Estrategicamente ela também se destaca por não ser tão esportiva como a Street Triple 765 e nem tão clássica quanto as motos da linha Bonneville. Com isso – além do fato de ser a nova moto mais acessível da marca – aumenta as chances da Triumph aumentar sua base no Brasil.

A Trident tem painel redondo dividido em LCD na parte superior e TFT na parte inferior, cheio de recursos. Tem controle de tração ajustável e dois modos de pilotagem (Estrada ou Chuva). A moto tem suspensões Showa (com a dianteira invertida e a traseira monoamortecida) e freios Nissin com ABS e disco duplo na dianteira.

Eu fui surpreendido pelo que vi e senti ao pilotar a Triumph Trident. Se não fosse pelo seu preço de venda que a torna não tão acessível aos brasileiros comuns seria a moto do ano de 2021, pois chega muito bem para incomodar bastante a concorrência no seu nicho.

E a Triumph já tem pronta uma irmã para a Trident que também deve fazer sucesso quando chegar ao Brasil, que é a Tiger Sport 660, que compartilha muito da Trident, mas com bem melhor proteção aerodinâmica e uma posição de pilotagem mais ereta, mais adequada a longas viagens. Quem já andou na Tiger Sport fora do Brasil ficou apaixonado. Para quem prioriza muito o conforto e quer fazer viagens vale segurar um pouco o dinheiro e ir de Tiger Sport 660… #ficaadica

Espero que tenha gostado de ler esse texto. Curtiu a Trident? Quero saber o que pensa sobre essa moto (clique aqui para ver a coletiva de imprensa Triumph do lançamento dessa moto e de outras novidades da marca no Brasil).

Esse texto foi publicado primeiramente na Newsletter Motordomundo. Se você quer receber em primeira mão novos textos no seu e-mail, o link para se inscrever sem custo algum é esse aqui: https://tinyletter.com/motordomundo

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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