NOTÍCIAS

Speed Triple 1200: Triumph deixa moto mais compacta e mais forte

A Triumph fez o lançamento mundial da nova geração da sua supernaked de três cilindros, a Speed Triple 1200. O que mudou? Além do nome que segue o mesmo e o motor que segue com 3 cilindros em linha (tradição na marca), mudou praticamente tudo!

A sensação é de que o foco do projeto foi misturar a agilidade da Street Triple 765 com a força da Speed Triple 1200. A Triumph mandou a sua Speed Triple ‘para treinar pesado no crossfit’ e ela está nessa geração 10 quilos mais leve (198 kg de peso cheio) e ganhou mais força: são mais 30 cv de potência totalizando 180 cv de potência máxima e mais 0,8 kgf.m de torque, totalizando 12,7 kgf.m de torque máximo.

Nova geração da Speed Triple está mais leve, mais ágil, mais forte e tecnológica. Vai encarar?

Para permitir todo esse ganho nos números de potência e torque respeitando as cada vez mais restritivas leis de emissões de poluentes no mundo, a cilindrada do motor subiu para exatos 1.160 cm³, por isso o ‘sobrenome’ mudou de ‘1050’ para ‘1200’ na atual geração. Cruzando os mapas de potência e torque da geração atual com a anterior existe um ganho nítido em potência e torque a partir de 7 mil rpm.

Com novo chassi e alterações na ciclística para se manter domável com essa melhoria na relação peso-potência, traz freios Brembo Stylema, suspensões Öhlins totalmente ajustáveis e pneus Metzeler Racetech RR. Além disso, oferece cinco modos de pilotagem (sendo um ajustável), embreagem deslizante e assistida, quickshifter que atua nos dois sentidos e bateria de lítio-íon, que também ajuda na redução do peso total da moto – só a troca da bateria já representou 2,3 kg de redução no peso total. O painel super completinho tem 5” de tamanho é de TFT, com conexão ao telefone por bluetooth.

Lembrando bastante a Street Triple 765, a Speed Triple teve sua ciclística modificada para manter a moto prazerosa e segura

Sempre dá para melhorar o que já está muito bom. Essa Speed Triple é uma prova disso. Esse foi o lançamento mundial, não tenho previsão de quando chega ao Brasil, mas meu PALPITE é que o Salão Duas Rodas em novembro seria um bom momento.

Para finalizar, como curiosidade relembro que a primeira geração da Speed Triple é de 1994. Mas diz para mim o que você achou dessa atualização?

Em 1994 a Speed Triple era lançada em sua primeira geração, com motor 900 e veja quanta evolução até a atual
Coloquei propositalmente essa foto da nova geração abaixo da 1ª de 1994 na mesma posição para você comparar

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *