NOTÍCIAS

Triumph Speed 400 e Scrambler 400X: o que você precisa saber

Agora é oficial. Saíram  em 27 de junho de 2023 duas motos inéditas Triumph criadas em parceria com a indiana Bajaj. Uma naked e uma scrambler. A naked se chama SPEED 400 e a scrambler se chama SCRAMBLER 400X.

As duas compartilham muita coisa. Usam motor 1 cilindro arrefecido a líquido, DOHC com 4 válvulas de exatos 398,15 cc, que desenvolve potência máxima de 40 cv a 8000 rpm e o pico de torque é de 3,82 kgf.m a 6500 rpm. O câmbio é de 6 marchas com embreagem deslizante e assistida.

Triumph 400 roda
Detalhes das novas Triumph. Suspensão dianteira invertida, rodas de liga leve e motor com o visual icônico da Triumph

As duas tem balança de alumínio, suspensão dianteira invertida sem ajustes e traseira monoamortecida com ajuste de pré-carga da mola. O curso é de 150 mm nas duas suspensões na Scrambler e de 140 mm na frente e 130 mm na traseira na Speed 400. As duas tem rodas de liga leve com pneus sem câmara da Metzeler. A Speed usa aro 17” nas duas rodas com pneus Sportec M9RR e a Scrambler usa aro 19” na frente e 17” na traseira com pneus Karoo Street.

As duas tem iluminação toda em LED, painel que mescla velocímetro de ponteiro com display digital que inclui entre as informações o indicador de marcha. Você usa seu telefone na moto como navegador? Ela tem tomada USB do tipo C para carregar seu dispositivo enquanto pilota!

painel Triumph 400
Painel tem velocímetro com ponteiro e display LCD com mais dados

As duas tem controle de tração que pode ser desativado. As duas tem ABS nas duas rodas e pinças radiais no freio a disco dianteiro. Na Scrambler o ABS poderá ser desligado para uso no off road. A medida do disco na Scrambler é maior, com 320 mm enquanto na Speed o disco de freio tem 300 mm. A Scrambler também é um pouco mais larga que a Speed (825 mm contra 795 mm) e o entre eixos é maior também na 400 X (1418 mm contra 1377 mm na Speed).

Triumph Speed 400
Triumph Speed 400. Mais leve, ágil e provavelmente mais barata que a Scrambler

A altura do assento da Speed é mais acessível, com 790 mm enquanto na Scrambler a altura é de 835 mm. O peso é muito importante em motos menores e influencia diretamente seu desempenho. O peso em ordem de marcha é de 170 kg na Speed e 179 kg na Scrambler.

De acordo com comunicado oficial global da Triumph às vendas começam em julho na Índia (sede da Bajaj onde serão produzidas as motos) e no início de 2024 começam a vender em outros países, quando serão revelados os preços. A garantia de fábrica é de 2 anos.

Triumph Scrambler 400 X
Triumph Scrambler 400 X

Curtiu? Speed 400 ou Scrambler 400 X? Eu já quero uma Scrambler!

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram: https://www.instagram.com/motordomundo/

TikTok: https://vm.tiktok.com/ZML5x6mM5/

Podcast: https://motordomundo.com.br/podcast

Newsletter: https://tinyletter.com/motordomundo 

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *