TEXTOS

Yamaha oficializa saída de Viñales do time da MotoGP no fim de 2021: entenda

Como o popular ditado “onde há fumaça, há fogo” a situação de Maverick Viñales na MotoGP como piloto de fábrica da Yamaha dava sinais de que algo iria acontecer e esse dia chegou oficialmente: a Yamaha divulgou um comunicado informando que o contrato entre equipe e piloto que era até o fim de 2022 será encerrado no final de 2021… Por pedido de Viñales.

Após finalizar o GP da Alemanha em último lugar, provavelmente o piloto espanhol começou a repensar muita coisa na sua carreira. Rumores indicam que ele pode ir para a equipe Aprilia que ainda não conseguiu um bom segundo piloto para 2022.

Maverick Viñales piloto Yamaha
Fim do casamento entre Viñales e Yamaha na MotoGP

Maverick com sua experiência na MotoGP competindo desde 2015 e com passagens pela Suzuki e Yamaha poderia ser muito útil para ajudar no desenvolvimento da Aprilia, lembrando que Andrea Dovizioso está como piloto de testes da Aprilia atualmente e poderia eventualmente assumir essa vaga ainda aberta de piloto. Mas será que Viñales está mentalmente preparado para ficar trabalhando em tornar uma moto que não vence em uma campeã?

Esse trabalho não é de resultado rápido e Viñales já mostrou algumas vezes que seu emocional influencia muito seu rendimento na pista. Trocou seu chefe de equipe duas vezes, até o seu numeral ele trocou acreditando que isso o ajudaria a ser mais competitivo na pista. Se com a Yamaha, quando estreou em 2017 com 3 vitórias (etapas 1, 2 e 5) ficou com a moral de candidato ao título, depois disso essa mistura perdeu seu potencial.

YAMAHA MOTOGP
Em 2017 Viñales foi para a Yamaha na vaga que era de Jorge Lorenzo, o último piloto campeão da MotoGP com a Yamaha, em 2015

Em quatro temporadas e meia (números até este 28 de junho de 2021) Viñales participou de 78 corridas e conquistou 24 pódios e 8 vitórias. O ano que mais venceu corridas foi 2017 com 3. 2018 venceu 1, 2019 venceu 2, 2020 venceu 1 e até aqui em 2021 venceu 1. Seu melhor resultado na corrida pelo título foi finalizar em terceiro as temporadas 2017 e 2019. Isso é pouco para um piloto de fábrica da Yamaha.

Como comparação, até essa metade da temporada atual Fabio Quartararo que está na sua primeira temporada como piloto de fábrica Yamaha já venceu 4 vezes, metade das vitórias de Viñales em 4 anos e meio.

Maverick tem 26 anos, mas isso não o impede de encerrar sua carreira como piloto e ir viver a vida com a sua família com uma conta bancária bem recheada – lembrando que ele se tornou pai no começo desse 2021. Casey Stoner fez isso, mas Stoner saiu da MotoGP campeão…

Mesmo entregando na pista menos que o esperado de um piloto Yamaha, a decisão de sair antes do fim do contrato foi do piloto

Vamos acompanhar os próximos passos. Para a vaga de Viñales em 2022 por segurança devem colocar Franco Morbidelli, que está no time satélite, junto com Fabio e buscar um novo talento para colocar na equipe satélite – lembrando que provavelmente é o último ano de Valentino Rossi, que está na equipe satélite com Franco, então devem colocar dois novos talentos no time satélite da Yamaha em 2022. São muitas possibilidades.

Achei inusitado partir dele a decisão de sair um ano antes da equipe. Muitas coisas motivam uma manobra como essa de um piloto de ponta. Vamos acompanhar os próximos passos. O que acharam?

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

5 comentários sobre “Yamaha oficializa saída de Viñales do time da MotoGP no fim de 2021: entenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *