TEXTOS

Harley Davidson já foi campeã no mundial de motovelocidade? Relembre

Se você é fã de MotoGP como eu senta que lá vem história! Você sabia que a Harley Davidson já participou do Mundial de Motovelocidade? Não só participou como conquistou com o piloto italiano Walter Villa 4 títulos mundiais nos anos 1970. Foram 3 triunfos na categoria 250cc de 1974 até 1976 e um triunfo na categoria 350cc em 1976. Como curiosidade, na época alguns pilotos competiam em mais de uma categoria e conseguiam ser campeões nas duas, algo impensável hoje.

A divisão de competição da Harley-Davidson para o Mundial de Motovelocidade foi criada durante a fase em que tinha sociedade com a italiana Aermacchi (também conhecida pela sigla AMF). A moto de corrida foi evoluindo e na fase onde Villa conseguiu os títulos o motor da 250 era 2 tempos e rendia 55 cv a 12000 rpm com velocidade máxima de 260 km/h. Peso da moto? Cerca de 110 kg.

Piloto italiano com a Harley Davidson em ação na pista
Walter Villa em ação na pista com a Harley-Davidson de corrida. O piloto italiano conquistou 4 títulos em 3 anos

No total foram 28 vitórias da Harley-Davidson no Mundial de Motovelocidade e a última foi em Brno, em 7 de agosto de 1977, com uma dobradinha no pódio de pilotos Harley-Davidson: vitória de Franco Uncini e Walter Villa em segundo lugar na prova da categoria 250cc. Como curiosidade, na época dos triunfos da Harley-Davidson a categoria principal do Mundial de Motovelocidade era a 500cc (equivalente a MotoGP hoje) e eles não competiam nela.

Com a crise financeira na época e a alta competitividade das equipes japonesas o projeto foi cancelado em 1978 e essa divisão de corrida foi comprada pelos irmãos Castiglioni, que na época tinham a Cagiva e depois se envolveram diretamente em empresas italianas como Ducati e MV Agusta, responsáveis diretamente por reacelerar o crescimento dessas marcas de moto que são icônicas.

Você sabia disso?

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *