NOTÍCIAS

Yamaha R7 é revelada oficialmente no mundo: veja os destaques

Como prometido a Yamaha fez o lançamento mundial da sua nova esportiva bicilíndrica, a R7, que usa como base a atual geração da MT-07 (que ainda não chegou ao Brasil até a publicação desse texto). Vamos aos destaques dessa novidade, com base nas informações oficiais.

As diferenças entre R7 e MT-07 (lá de fora) começam pela ergonomia. Na R7 temos semiguidão, banco novo, 30 mm mais alto que na MT-07 e pedaleiras recuadas. O tanque da R7 tem desenho mais pensado pro posicionamento esportivo dos pilotos, e tem um litro menos de capacidade comparado a MT-07 (13 litros na R7, 14 litros na MT-07). A nova esportiva pesa 4 quilos mais que a MT-07, mas ainda é uma moto super leve, com 188 kg de peso cheio, contra 184 kg de peso da MT-07.

yamaha r7 preta
Yamaha R7. Base da MT-07 e recursos especiais para manter o DNA da família R da marca

Indo para o motor, é um bicilíndrico em linha de exatos 689 cm³. Na R7 ele ganhou embreagem assistida e deslizante (que não tem na MT-07) e tem como opcional o quickshift de trocas de marcha rápidas para cima. Ainda nas diferenças que deixam a R7 mais capaz no uso mais esportivo, a suspensão dianteira Kayaba de 41 mm é invertida (igual a MT-07 nova) mas é mais completa, totalmente ajustável, recurso não disponível na MT.

Um detalhe me chamou a atenção e já haviam me questionado. Os números de potência e torque do motor não foram recalibrados para a proposta mais esportiva que seu visual propõe. MT-07 e R7 tem os mesmos 73,4 cv a 8750 rpm de potência máxima, com pico de torque de 6,8 kgf.m entregues a 6500 rpm.

guidão yamaha r7
Alinhada com a proposta mais esportiva, a R7 tem semiguidão e suspensão dianteira toda ajustável

DNA R7 x DNA MT-07

Fazendo uma analogia com as irmãs R3 e MT-03, onde o DNA esportivo da R3 prevaleceu bastante na MT-03 com seu motor que gira alto, no caso das irmãs R7 e MT-07 prevaleceu o DNA da MT. Sabemos como a MT-07 é uma moto com uma incrível relação peso-potência mas só conseguiremos saber se a mistura ficou boa na R7 quando essa moto chegar ao Brasil, SE chegar ao Brasil. Acredito que fãs conservadores das esportivas devam ficar incomodados, mas acredito que a moto fará a alegria de muitos outros motociclistas, homens e mulheres, com a pilotagem prazerosa que é característica das motos Yamaha.

Yamaha R7 azul
Desenho das carenagens belíssimo, com destaque na foto para o farol em LED no centro, provavelmente o mesmo da MT-07 já vendida no exterior

Possibilidade no Brasil para a R7

Com base no sucesso da competição monomarca da Yamaha com a sua R3, seria bem natural que NA POSSIBILIDADE de ter a R7 no Brasil a marca crie uma classe nova para as R7, colocando ainda mais pilotos que amam velocidade dentro das pistas, em lugar seguro e com estrutura para desenvolver sua habilidade e viver suas paixões.

A ideia da competição com a R3 é formar talentos e mandar para os campeonatos mundiais – pois lá fora usam a mesma moto. No caso da R7 o alvo seria diferente, de dar estrutura segura, aproveitando o investimento feito já para a R3 acontecer e colocando mais pilotos na pista. Competência para isso o pessoal da Yamaha envolvido na competição no Brasil possui. Vamos acompanhar.

banco do garupa Yamaha R7
Traseira da Yamaha R7 super estreita e com preocupação forte no design, bem característico de motos esportivas

Preço da R7 lá fora? $ 8999 no site da Yamaha nos Estados Unidos. Comparando com a MT-07 ela está $ 1300 mais cara, o que equivale a 14% de diferença (justificável pelos diferenciais técnicos apresentados). Fazendo um cruzamento de dados e analisando como concorrentes mais aproximadas Honda CB 650R (R$ 44.430 sem frete) e Kawasaki Ninja 650 (R$ 40.990 sem frete) se vier seu preço não poderia ser muito acima de 45 mil reais.

Abaixo deixo mais fotos da novidade. Me conte o que achou nos comentários, combinado?

Se gostou do nosso conteúdo, siga a gente também no Instagram pelo https://www.instagram.com/motordomundo/ Te garanto que vai encontrar muita informação para quem gosta de motos!

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

2 thoughts on “Yamaha R7 é revelada oficialmente no mundo: veja os destaques

  • Nossa, se vier ao Brasil, fará sucesso. E achei bem linda 😀

    Resposta
    • MARCELO BARROS

      Faz mais sentido no nosso mercado do que a R6 no meu entendimento. Moto para o dia a dia e para moer no fim de semana na pista. Vamos ver a estratégia da Yamaha Brasil. Abração!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *