Quem pode parar Marc Márquez na MotoGP?
O que falar sobre Marc Márquez? Até o momento, desde 2013, quando subiu para a MotoGP, é o único piloto que consegue sucesso com a Honda oficial, conquistou 6 de 7 títulos que disputou e até o fim da temporada 2019 Márquez somou 56 triunfos e se tornou um dos três pilotos com mais vitórias na MotoGP, ficando atrás apenas de Giacomo Agostini (68) e Valentino Rossi (89).
Enquanto Márquez estiver na Honda oficial eles estarão seguros, mas a equipe precisa resolver a questão do segundo piloto, que anda incerta desde a passagem de Jorge Lorenzo – o único piloto que conseguiu ser campeão desde que Márquez subiu para a MotoGP, mas que não deu nada certo dividindo o box da Repsol Honda em 2019, forçando uma aposentadoria prematura como única opção de fugir da roubada que Lorenzo se colocou quando saiu da Ducati.
Na busca do segundo piloto
A primeira solução para repor a vaga aberta por Jorge Lorenzo foi subir da Moto2 o campeão de 2019, que é Alex Márquez, sim, irmão de Marc Márquez. O problema é que hoje, sete de julho de 2020, a especulação muito forte é de que Pol Espargaró vai assumir essa segunda moto de fábrica da Honda em 2021. Já está confirmado que Pol não continuará na KTM pois já oficializaram os pilotos 2021 lá. Vamos aguardar a confirmação oficial, que pode “rebaixar” Alex Márquez para a equipe satélite da Honda, provavelmente na vaga de Cal Crutchlow, tendo o mesmo apoio da equipe de fábrica na sua moto.
Uma coisa é certa: a Honda não pode e com certeza não quer ficar na dependência de Márquez. Se outra marca fizer uma proposta muito boa e ele topar (Ducati e KTM vivem entrando em rumores sobre interesse no piloto) a Honda estará sem um piloto vencedor… Aí onde acredito que a estratégia envolvendo o piloto Pol Espargaro faz sentido.
E isso é um problema sério para a maior equipe do paddock da MotoGP. Por isso todo o investimento em Jorge Lorenzo, que você goste ou não, é o quinto piloto com mais vitórias na MotoGP, atrás de Marc Márquez e Mick Doohan (o quarto da lista), e o único que quebrou a sequência de títulos da Honda, em 2015, quando competia pela Yamaha. Não deu certo.
Colocaram Alex Márquez para “tampar o buraco” em 2020 e agora a nova tentativa da equipe de evitar essa dependência de Marc Márquez é investir em Pol, que acredito ter feito um ótimo trabalho na KTM ajudando no desenvolvimento da moto na MotoGP.
Quem pode parar Márquez no Mundial de Motovelocidade? Quero saber a sua opinião sobre isso nos comentários. Para mim, até o momento, apenas ele mesmo…
Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!
Instagram I Youtube I TikTok I Podcast
Pingback: MotoGP: Rins vence e Márquez aumenta liderança - Motordomundo
Pingback: MotoGP oficializa retorno ao Brasil em 2022. Agora vai? - Motordomundo
O próprio Marc Marquez.
Isso aí, a grande verdade, Henrique!