TEXTOS

Speed Triple 1200: Triumph deixa moto mais compacta e mais forte

A Triumph fez o lançamento mundial da nova geração da sua supernaked de três cilindros, a Speed Triple 1200. O que mudou? Além do nome que segue o mesmo e o motor que segue com 3 cilindros em linha (tradição na marca), mudou praticamente tudo!

A sensação é de que o foco do projeto foi misturar a agilidade da Street Triple 765 com a força da Speed Triple 1200. A Triumph mandou a sua Speed Triple ‘para treinar pesado no crossfit’ e ela está nessa geração 10 quilos mais leve (198 kg de peso cheio) e ganhou mais força: são mais 30 cv de potência totalizando 180 cv de potência máxima e mais 0,8 kgf.m de torque, totalizando 12,7 kgf.m de torque máximo.

Nova geração da Speed Triple está mais leve, mais ágil, mais forte e tecnológica. Vai encarar?

Para permitir todo esse ganho nos números de potência e torque respeitando as cada vez mais restritivas leis de emissões de poluentes no mundo, a cilindrada do motor subiu para exatos 1.160 cm³, por isso o ‘sobrenome’ mudou de ‘1050’ para ‘1200’ na atual geração. Cruzando os mapas de potência e torque da geração atual com a anterior existe um ganho nítido em potência e torque a partir de 7 mil rpm.

Com novo chassi e alterações na ciclística para se manter domável com essa melhoria na relação peso-potência, traz freios Brembo Stylema, suspensões Öhlins totalmente ajustáveis e pneus Metzeler Racetech RR. Além disso, oferece cinco modos de pilotagem (sendo um ajustável), embreagem deslizante e assistida, quickshifter que atua nos dois sentidos e bateria de lítio-íon, que também ajuda na redução do peso total da moto – só a troca da bateria já representou 2,3 kg de redução no peso total. O painel super completinho tem 5” de tamanho é de TFT, com conexão ao telefone por bluetooth.

Lembrando bastante a Street Triple 765, a Speed Triple teve sua ciclística modificada para manter a moto prazerosa e segura

Sempre dá para melhorar o que já está muito bom. Essa Speed Triple é uma prova disso. Esse foi o lançamento mundial, não tenho previsão de quando chega ao Brasil, mas meu PALPITE é que o Salão Duas Rodas em novembro seria um bom momento.

Para finalizar, como curiosidade relembro que a primeira geração da Speed Triple é de 1994. Mas diz para mim o que você achou dessa atualização?

Em 1994 a Speed Triple era lançada em sua primeira geração, com motor 900 e veja quanta evolução até a atual
Coloquei propositalmente essa foto da nova geração abaixo da 1ª de 1994 na mesma posição para você comparar

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *