Africa Twin 1100 no Brasil: saiba os preços e quando chegam
Em coletiva de imprensa a Honda divulgou no Brasil o lançamento da nova geração da Africa Twin, que agora é 1100 e traz novidades. A altura do assento das duas motos foi unificado (ajustável entre 850 mm e 870 mm com o banco 40 mm mais estreito que a geração anterior). Eles oferecem um assento baixo como acessório para reduzir em mais 25 mm essa altura (825 mm). A moto tem novo visual e entre os destaques está o novo painel em TFT com 6,5″ sensível ao toque na tela (touch screen) e que oferece conectividade com telefones Android e Apple.
A versão Adventure Sports conta com suspensão eletrônica Showa EERA (Electronically Equipped Ride Adjustment) e o curso das suspensões nas duas versões é igual: 230 mm na dianteira e 220 mm na traseira. O motor bicilíndrico em linha de 1084 cm³ entrega 99,3 cv de potência máxima a 7500 rpm, com pico de torque de 10,5 kgf.m a 6000 rpm. A altura em relação ao solo nas duas versões é de 250 mm.
Quanto custam as motos?
A versão base da Africa Twin 1100 custa R$ 70490
A versão base com câmbio DCT custa R$ 76804
A versão Adventure Sports da Africa Twin 1100 custa R$ 90490
A Adventure Sports com câmbio DCT custa R$ 96626
Preços com base no Distrito Federal, sem custos de frete e seguro. Pré-venda delas começa a partir de 17 de maio.
Quando chegam as versões da Africa Twin 1100?
As versões com câmbio manual serão produzidas em Manaus e chegam ao mercado em julho. As motos com o câmbio DCT serão importadas e chegam em agosto ao mercado. Como curiosidade, a tecnologia DCT estreou nas motos Honda em 2010, com a VFR1200F. O peso total do motor atual, com câmbio convencional, é de 66,4 kg, enquanto que o motor da versão DCT pesa 74,9 kg.
Ainda sobre peso, em ordem de marcha é 10 kg mais leve em relação ao modelo anterior da Africa Twin. A CRF 1100L Africa Twin pesa agora 206 kg seco, enquanto a versão Adventure Sports pesa 215 kg seco. A opção pela transmissão DCT acrescenta 10 kg ao peso total indicado.
A Adventure Sports como eu já mencionei tem as suspensões com ajuste eletrônico, outros diferenciais são o para-brisa mais alto, ajustável em 5 níveis, pneus sem câmara, tanque maior com 24,8 litros (a versão base tem 6 litros menos, com 18,8 litros de capacidade), tem o cornering lights, que é um farol adaptativo que quando você inclina nas curvas ele direciona a luz para auxiliar na visibilidade lateral. O protetor do carter é maior e tem aquecedores de manopla.
Dois dados importantes divulgados com base nas medições feitas pelo Instituto Mauá: consumo de combustível médio de 20,3 km/l e velocidade máxima real de 197 km/h.
Eu já fiz um vídeo analisando as novidades da Adventure Sports 1100 em comparação com a Adventure Sports 1000. Veja abaixo.
Como curiosidade, fiz uma comparação dos preços das versões com câmbio manual da Africa Twin 1000 para a 1100. Olhando apenas o preço, a versão base aumentou 15,2% (de R$ 61214 para R$ 70490) e a Adventure Sports subiu 31,9% (de R$ 68603 para R$ 90490). Preços obtidos no site da Honda em 13/05/2021. O intervalo de manutenção da Africa Twin 1100 é o mesmo da 1000, de 6000 km.
Alguns dos recursos da nova Adventure Sports é possível ver no belo vídeo oficial de divulgação, que deixo abaixo.
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