TEXTOS

Veja destinos para andar de moto acompanhado

Apresentamos alguns destinos para você conhecer de moto e devidamente acompanhado – ou sozinho se preferir. Mas antes de você sair com a sua companhia em uma dessa viagens, vale lembrar sempre que não basta só você estar equipado e o (a) passageiro (a) estar apenas com capacete. Se a pessoa é sua parceira de vida, você deve ter cuidado com ela.

Subam na moto devidamente equipados para aproveitar com segurança o passeio. Claro, também certifique-se que a manutenção da sua motocicleta está em dia, para evitar que o passeio a dois vire uma dor de cabeça, combinado?

moto na estrada

RIO-SANTOS

Esse é o nosso roteiro favorito, pois já nos divertimos muito de moto por ele. Para quem curte praias, o litoral Norte paulista é conhecido por reunir belas praias de São Paulo e um dos trajetos para se chegar até elas é pela BR-101, que chega até a cidade histórica de Paraty (programe-se para conhecer essa cidade) e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Totalizando 457 km de extensão, percorre várias praias até chegar ao destino final: Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, onde se pode acessar a Ilhabela por balsa e Ubatuba – onde tem acesso para subir uma sinousa serra até a pacata São Luiz do Paraitinga -, antes de cruzar para o Rio de Janeiro. Rodeada de muita natureza, conta com trechos bem sinuosos ao longo do caminho e muitos mirantes, onde se pode parar para descansar e admirar a vista do mar.

ROTA DOS BANDEIRANTES

Nesta sugestão, serão percorridos cerca de 180 quilômetros, passando por oito cidades paulistas: Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê. Essa região teve grande importância para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e cada uma das cidades possui atrativos que contam parte da história local.

As cidades da Rota dos Bandeirantes fazem parte de um polo de referência histórico-cultural para todo o Brasil. Saber quem foi Anhanguera e o Caçador de Esmeraldas, são apenas dois exemplos mais famosos do que surgiu nesse caminho. Se você se interessa por história e quer ter uma ideia do que foi desbravar essas terras séculos atrás, esse roteiro é altamente indicado!

estrada dos romeiros de Harley-Davidson

ROTA ROMÂNTICA

Passando por uma das maiores estradas do Brasil, o trecho da BR-116 que liga Porto Alegre a Nova Petrópolis, tem paisagens muito encantadoras e bucólicas. Chamado de Via-Serrana, está incluso na Rota Romântica da Serra Gaúcha, que passa por algumas pequenas cidades como Picada Café e Morro Reuter, além de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Novo Hamburgo.

A rota passa por 14 municípios no total: Nova Petrópolis, Picada Café, Linha Nova, Presidente Lucena, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

ROTA DO SOL

Para os motociclistas que viajam pelo Nordeste, a dica é pegar a RN-063, que vai da praia de Ponta Negra, ao sul de Natal (RN), até a praia da Pipa, uma das mais bonitas da capital. O trecho inclui a faixa litorânea de Cotovelo, Pirangi (onde fica o maior cajueiro do mundo), Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. Mas atenção:  é preciso ficar atento aos trechos de estrada mais estreita e também aos animais que cruzam a pista.

viagem de moto

ESTRADA REAL

A Estrada Real é considerada uma das maiores rotas turísticas do Brasil. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Pode-se dizer que ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real. Existem quatro caminhos:

  • Caminho Velho (também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty).
  • Caminho Novo (criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio).
  • Caminho dos Diamantes (o caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina).
  • Caminho Sabarabuçu (Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.) Saindo de Ouro Preto, é possível ir até Paraty, no Rio de Janeiro, passando por Barbacena, Juiz de Fora e Petrópolis, só observando a natureza.

Esses destinos foram apenas para você começar!

Obviamente no Brasil existem muitos outros destinos para ir sozinho ou acompanhado, a Estrada da Graciosa, no Paraná, pertinho de Curitiba, por exemplo, é um destino recomendado para ir com sua moto, com direito a provar o saboroso barreado na calma Morretes, após descer admirando toda a natureza ao redor dessa estrada paranaense.

moto na terra

Se você não quer gastar seu tempo com planejamento para sua viagem, e não quer se preocupar também com segurança, existem empresas que fazem passeios guiados que dão toda estrutura. Você sobe na moto e segue para um dos destinos que contratou. A empresa que é referência nisso para mim é a TRX (Triumph Riding Experience). Já viajei com eles e recomendo sem medo. O site deles é o https://triumphexperience.com.br/ e usando o cupom TRX85BARROS você tem desconto!

Você tem alguma indicação de roteiro para ir de moto? Deixe um comentário!

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

6 comentários sobre “Veja destinos para andar de moto acompanhado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *