Veja destinos para andar de moto acompanhado
Apresentamos alguns destinos para você conhecer de moto e devidamente acompanhado – ou sozinho se preferir. Mas antes de você sair com a sua companhia em uma dessa viagens, vale lembrar sempre que não basta só você estar equipado e o (a) passageiro (a) estar apenas com capacete. Se a pessoa é sua parceira de vida, você deve ter cuidado com ela.
Subam na moto devidamente equipados para aproveitar com segurança o passeio. Claro, também certifique-se que a manutenção da sua motocicleta está em dia, para evitar que o passeio a dois vire uma dor de cabeça, combinado?
RIO-SANTOS
Esse é o nosso roteiro favorito, pois já nos divertimos muito de moto por ele. Para quem curte praias, o litoral Norte paulista é conhecido por reunir belas praias de São Paulo e um dos trajetos para se chegar até elas é pela BR-101, que chega até a cidade histórica de Paraty (programe-se para conhecer essa cidade) e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Totalizando 457 km de extensão, percorre várias praias até chegar ao destino final: Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, onde se pode acessar a Ilhabela por balsa e Ubatuba – onde tem acesso para subir uma sinousa serra até a pacata São Luiz do Paraitinga -, antes de cruzar para o Rio de Janeiro. Rodeada de muita natureza, conta com trechos bem sinuosos ao longo do caminho e muitos mirantes, onde se pode parar para descansar e admirar a vista do mar.
ROTA DOS BANDEIRANTES
Nesta sugestão, serão percorridos cerca de 180 quilômetros, passando por oito cidades paulistas: Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê. Essa região teve grande importância para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e cada uma das cidades possui atrativos que contam parte da história local.
As cidades da Rota dos Bandeirantes fazem parte de um polo de referência histórico-cultural para todo o Brasil. Saber quem foi Anhanguera e o Caçador de Esmeraldas, são apenas dois exemplos mais famosos do que surgiu nesse caminho. Se você se interessa por história e quer ter uma ideia do que foi desbravar essas terras séculos atrás, esse roteiro é altamente indicado!
ROTA ROMÂNTICA
Passando por uma das maiores estradas do Brasil, o trecho da BR-116 que liga Porto Alegre a Nova Petrópolis, tem paisagens muito encantadoras e bucólicas. Chamado de Via-Serrana, está incluso na Rota Romântica da Serra Gaúcha, que passa por algumas pequenas cidades como Picada Café e Morro Reuter, além de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Novo Hamburgo.
A rota passa por 14 municípios no total: Nova Petrópolis, Picada Café, Linha Nova, Presidente Lucena, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
ROTA DO SOL
Para os motociclistas que viajam pelo Nordeste, a dica é pegar a RN-063, que vai da praia de Ponta Negra, ao sul de Natal (RN), até a praia da Pipa, uma das mais bonitas da capital. O trecho inclui a faixa litorânea de Cotovelo, Pirangi (onde fica o maior cajueiro do mundo), Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. Mas atenção: é preciso ficar atento aos trechos de estrada mais estreita e também aos animais que cruzam a pista.
- Veja também: Coisas que todo motociclista iniciante deveria saber
ESTRADA REAL
A Estrada Real é considerada uma das maiores rotas turísticas do Brasil. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Pode-se dizer que ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real. Existem quatro caminhos:
- Caminho Velho (também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty).
- Caminho Novo (criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio).
- Caminho dos Diamantes (o caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina).
- Caminho Sabarabuçu (Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.) Saindo de Ouro Preto, é possível ir até Paraty, no Rio de Janeiro, passando por Barbacena, Juiz de Fora e Petrópolis, só observando a natureza.
Esses destinos foram apenas para você começar!
Obviamente no Brasil existem muitos outros destinos para ir sozinho ou acompanhado, a Estrada da Graciosa, no Paraná, pertinho de Curitiba, por exemplo, é um destino recomendado para ir com sua moto, com direito a provar o saboroso barreado na calma Morretes, após descer admirando toda a natureza ao redor dessa estrada paranaense.
Se você não quer gastar seu tempo com planejamento para sua viagem, e não quer se preocupar também com segurança, existem empresas que fazem passeios guiados que dão toda estrutura. Você sobe na moto e segue para um dos destinos que contratou. A empresa que é referência nisso para mim é a TRX (Triumph Riding Experience). Já viajei com eles e recomendo sem medo. O site deles é o https://triumphexperience.com.br/ e usando o cupom TRX85BARROS você tem desconto!
Você tem alguma indicação de roteiro para ir de moto? Deixe um comentário!
Pingback: Veja fotos do protótipo da nova MT-07 da Yamaha - Motordomundo
Pingback: Capacete de moto: saiba como escolher certo - Motordomundo
Sou de Santos, tenho uma Honda ADV 150 e tenho interesse em andar de moto acompanhada.
Atenciosamente,
Liliane
Pesquise páginas como o Elas Pilotam e o The Litas pra encontrar mulheres pra rodar contigo na sua região, Liliane.
Pingback: Andar de moto é (muitas vezes) uma guerra infinita - Motordomundo
Pingback: Opinião: 'Respeite a moto, motociclista!' - Motordomundo