Honda Twister 300 já vende mais do que Yamaha Fazer 250? Veja análise
Usando como base a Abraciclo para ter o número de concessionárias abertas atualmente e a Fenabrave para saber quantas unidades de cada modelo foram emplacadas no mês de março de 2023, o que considero o primeiro mês “cheio” de vendas da Honda CB 300F Twister 300, lançada no começo de 2023 com diferenciais funcionais importantes que a tornar um melhor produto. Com os dados disponíveis podemos chegar em algumas conclusões em relação a Yamaha Fazer FZ 25, a principal concorrente da Twister.
O site da Fenabrave infelizmente não separa os números de emplacamentos das versões da Twister com freio CBS – que é mais acessível por usar freio combinado – e com freio ABS. Somadas as versões em março foram emplacadas 4.310 unidades do modelo da Honda contra 4.136 unidades da Fazer 250, que é vendida em versão única com freio ABS.
Analisando por esse ponto a Honda superou a Yamaha. Fato. Apenas por esse ponto sim. Mas já estaria ignorando o fato de que a versão com freio CBS da Twister 300 é mais acessível e isso já compromete uma análise justa que seria Twister 300 ABS contra Yamaha Fazer 250 que só é vendida com ABS.
Aí vamos para outro ponto que deve ser levado em consideração ao analisar as empresas: a quantidade de concessionárias de cada fabricante. Pelos dados da Abraciclo em abril de 2023 são 1100 concessionárias Honda abertas contra 380 concessionárias Yamaha. Ou seja, a Honda está presente em muito mais lugares. Mais vendedores significa ter maior capacidade de vender maior volume de um produto equivalente a outra empresa com menos concessionárias. Mais um fato.
Mas quando cruzamos os dados de emplacamento com os dados de número de concessionárias temos a média de motos emplacadas por concessionária e aí trazemos um dado curioso: enquanto a Yamaha vende média de 11 Fazer 250 por concessionária a Honda vende apenas 4 Twister 300. É quase 3 vezes a diferença para a Yamaha.
Isso indica que a Honda poderia vender mais Twister do que vende pelo tamanho da sua rede. Nesse caso, com o cenário todo apresentado, tenho que dar crédito para a Yamaha que está sendo mais eficiente em vender seu produto apesar da rede de concessionárias bem menor e com números muito próximos da principal concorrente. Pelo menos com base nesses dados de março de 2023.
O que pode estar influenciando negativamente esse volume de emplacamentos da Twister é a fila de espera para o modelo da Honda. Quando visitei uma concessionária Honda na capital paulista semanas atrás a informação era de no mínimo 60 dias de espera.
Como o ranking da Fenabrave registra os emplacamentos enquanto a Honda não reduzir essa fila de espera o volume de emplacamentos não vai aumentar. O produto é bom, tem muita gente interessada em adquirir e como eu disse aqui pelo tamanho da rede a Honda tem potencial para vender bem mais Twister.
Vamos acompanhar a evolução dos números de emplacamento do modelo no Brasil.
Qual a sua opinião sobre isso? Comente!
Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!
Instagram I Youtube I TikTok I Podcast I Newsletter