TEXTOS

MotoGP 2020 começa espetacular com Yamaha na frente

ATÉ QUE ENFIM UMA CORRIDA! Jerez de la Frontera, na Espanha, foi o palco da abertura da temporada 2020 da MotoGP e a corrida foi simplesmente espetacular. Começando pelo sábado com qualificatório super disputado com duas Yamaha na frente, com pole e recorde da pista para Fabio Quartararo (Yamaha satélite). Maverick Viñales (Yamaha) e Marc Márquez (Honda) completaram a primeira fila. A baixa foi Alex Rins (Suzuki) que caiu durante o qualificatório, lesionou o ombro e foi vetado de correr a primeira corrida.

No domingo de corrida, arquibancadas vazias e sem jornalistas independentes no paddock – devido ao coronavírus -, muito calor e o desafio para os pilotos era gerenciar o desgaste dos pneus em Jerez. Pela manhã, no Warm Up (um treino livre pré-corrida) Cal Crutchlow (Honda satélite) caiu e assim como Rins, foi declarado não apto para correr. Uma pena Rins e Crutchlow fora da primeira corrida, pois são pilotos que sempre somam ao show. Espero que estejam logo prontos para correr novamente.

Calor na pista e muita coisa em jogo para pilotos e equipes na primeira etapa da MotoGP

Sétima pole de Fabio Quartararo e zero vitórias na MotoGP. Quartararo esse ano tem uma moto diferente de 2019, principalmente sem aquela limitação de rpm no motor, que atrapalhava seu desempenho, mas nos treinos declarou, assim como Viñales e Valentino Rossi, que a moto ainda tem pontos a ser melhorados para ser uma moto mais competitiva. Querem mais velocidade para ficar mais perto do que entregam Ducati e Honda.

Prontos para a corrida, muito sol e todos escolheram o composto de pneu duro na frente e macio atrás. Viñales foi o único com macio e macio nos pneus. Quando um só piloto escolhe uma combinação diferente de pneus pode dar muito certo ou dar muito errado.

motogp 2020 começou
O momento que todos esperavam chegou. MotoGP em ação!

A pole era de Fabio, mas foi Viñales fez o holeshot, quem entrou na primeira curva em primeiro, seguido por Marquez e Fabio, que ainda na volta 1 de 25 no total da corrida perdeu o terceiro lugar para Jack Miller (Ducati satélite). Não era mesmo o fim de semana da Suzuki. Alex Rins de machucou no qualificatório e não correu. Joan Mir caiu na curva 9 na volta 2 e tirou a Suzuki “da festa” antes da hora.

Com 2 voltas Marquez já atacou Viñales e assumiu a ponta, Aleix Espargaró (Aprilia) caiu na curva 10 com 3 voltas de corrida. Marquez errou na volta 4 na curva 4, saiu da pista para a brita mas não caiu e voltou em 17º lugar de um total de 18 pilotos na corrida. Tinha agora 8 segundos e meio de atraso para o líder da corrida. Faltando 18 voltas Fabio retomou a segunda posição, com quase 1 segundo de atraso pra Viñales e acabou com essa diferença MUITO RÁPIDO, com a ajuda de um erro de Viñales na curva 6.

Viñales errou mais uma vez na última curva do circuito quando faltavam 17 voltas e perdeu 2 posições, com Quartararo e Miller passando ele. Faltando 10  voltas, Fabio abriu 2s6 de Miller na liderança e Marquez estava em oitavo. Faltando 8 voltas Fabio subiu pra 3s7 a vantagem. Faltando 7 voltas foi a vez de Valentino Rossi ter seu fim de prova e sair com zero pontos, após sair da pista e abandonar a prova por problema técnico na moto, felizmente sem queda.

motogp marquez e vinales
Vimos essa disputa entre Marquez e Viñales invertida em 2019 e novamente quem estava atrás caiu…

Faltando 5 voltas Marquez já estava no pódio – em terceiro lugar – ao passar Miller, com Viñales na sua mira, logo a frente e com Quartararo longe, com 5 segundos de vantagem. Mas não era o dia de Marquez, que infelizmente caiu faltando 4 voltas, com uma queda forte (highside) e a moto bateu nele no chão, o que gerou uma fratura no braço direito do atual campeão, que vai passar por cirurgia. Sem dúvidas, o grande perdedor do dia foi Marc Marquez…

Quartararo MotoGP 2020 primeira vitória
Na primeira corrida da sua segunda temporada na MotoGP era dia de Quartararo. Deu tudo certo e venceu!

Da queda de Marquez para o fim da prova, as disputas deram uma acalmada e Fabio Quartararo conseguiu vencer a primeira corrida do ano e a sua primeira corrida da MotoGP em um dia memorável para ele. Cruzou a linha de chegada com exatos 4s603 de vantagem sobre Maverick Viñales – que será seu companheiro de equipe em 2021 quando Fabio sobre para a equipe de Fábrica da Yamaha e quase seis segundos de vantagem sobre Andrea Dovizioso (Ducati), que conseguiu “roubar” o pódio de Jack Miller na última volta. Uma corrida incrível!

MotoGP 2020 e as equipes

Analisando por marcas a Yamaha começa muito bem a temporada com líder e vice líder na temporada. Franco Morbidelli conseguiu salvar seu quinto lugar após uma pancada que tomou de Miller na manobra onde perdeu o pódio para Dovizioso. Valentino Rossi ficou pelo caminho com zero pontos também. Ducati mantém seu lugar garantido na luta por títulos com Andrea Dovizioso e Jack Miller sendo competitivos. A KTM e principalmente Pol Espargaro seguem mostrando sua evolução. A marca terminou a primeira corrida com dois pilotos no top10. Pol foi o melhor piloto KTM em Jerez, em sexto lugar.

Ducati Dovizioso MotoGP
Duas semanas após uma lesão e cirurgia Andrea Dovizioso voltou ao trabalho e garantiu pódio em Jerez

Na Honda, a etapa mostrou o que já sabemos. Se Marc Marquez não está na pista, o resultado não aparece. O melhor piloto Honda foi Takaaki Nakagami (piloto satélite) em décimo e o estreante Alex Marquez (piloto de fábrica) completou a sua primeira corrida na MotoGP com um 12º lugar de 15 pilotos que terminaram a corrida. A Suzuki deu muito azar no começo da temporada, pois apesar das melhorias na moto, ficou sem Rins na corrida e com Mir caindo nas primeiras voltas. Na Aprilia Aleix Espargaro não completou a prova após queda e Bradley Smith – substituindo o suspenso Andrea Iannone – terminou a prova em último lugar.

Veja também: O que ninguém te conta sobre a primeira moto

Como curiosidade, na coletiva de imprensa pós-evento ocorreu um momento inusitado e divertido. Quartararo foi o primeiro piloto francês a vencer no Mundial desde 1999 e Johann Zarco (Ducati satélite) literalmente invadiu a coletiva de imprensa para parabenizar Fabio pela conquista francesa. Quebra de protocolo total, mas todos estavam nitidamente felizes por tudo que estava acontecendo. A MotoGP voltou e o primeiro ato de 2020 foi espetacular! O melhor piloto na corrida sem dúvida alguma foi Fabio Quartararo. Primeira vitória, superou com pista seca pilotos muito fortes e experientes.

zarco coletiva motogp
Momento bastidores: Zarco invadiu a coletiva de imprensa para celebrar a vitória francesa na MotoGP

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast   

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

3 comentários sobre “MotoGP 2020 começa espetacular com Yamaha na frente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *