TEXTOS

Saiba mais sobre flat track no documentário Fast and Left

Em 2020 provavelmente que você já tenha ouvido falar sobre flat track em algum momento da sua vida, se gosta de motos. Flat track é uma modalidade que surgiu nos Estados Unidos, com corridas realizadas em circuito oval com as motos correndo no sentido anti-horário, sem freio na roda dianteira.

O documentário Fast and Left é de 2019, mas só agora eu consegui assistir. Produzido por Evan H. Senn (@evanhsenn) mostra de forma muito humana o que é o flat track nos Estados Unidos – onde o filme foi gravado – como se te desse uma credencial de acesso total, mostrando corridas, pilotos, equipes, famílias e como essa modalidade se diferencia das demais do motociclismo.

responsáveis pelo Fast And Left
Evan e Tayler trabalhando juntos na produção do documentário Fast and Left

Confesso que me emocionei assistindo, tamanha a qualidade do documentário e sensibilidade de mostrar uma comunidade da forma mais correta – e inspiradora – possível. Uma curiosidade: Evan trabalhou junto com Tayler, que já era sua namorada, na produção desse documentário. Durante as gravações Evan a pediu em casamento e se casou no Kansas, em uma pista de flat track!

Preste atenção em um ponto muito importante: é um documentário sobre pessoas, sobre paixão, sobre estilo de vida. Verá que em nenhum momento uma fabricante de motos foi colocada em pauta no filme. Flat track não é sobre motos, é sobre pessoas e vejo nesse cuidado do diretor o grande acerto do Fast and Left.

pista oval do flat track
No Flat track a pista é um circuito oval onde os pilotos competem no sentido anti-horário

Uma curiosidade é que eu conheci o “Mago” Jeffrey Carver Jr (@jeffreycarver23), um dos pilotos mais ativos da cena flat track americano durante o lançamento das Royal Enfield 650 em 2018 na Califórnia. Conversamos sobre tudo e sobre nada até o bar fechar em uma das noites do evento, um cara nota mil, acessível, humilde, exatamente como mostra o filme. Só semanas depois que eu soube que o cara é referência no flat track!

A modalidade está em crescimento no Brasil, onde pilotos praticam há pelo menos cinco anos o esporte, em sua maioria, usando motocicletas Harley-Davidson. Para 2020 existe uma iniciativa da Royal Enfield de entrar na modalidade no Brasil com uma categoria de acesso, usando a Himalayan devidamente preparada para flat track.

Clique na imagem abaixo e assista agora o documentário, disponível gratuitamente no Vimeo.

Aceito indicações de filmes bons como esse, principalmente nacionais, e faço questão de divulgar aqui. Deixe sua sugestão nos comentários.

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *