O básico sobre motos que todo mundo devia saber
Andar de moto na teoria é simples. Você passa pelo processo de obtenção da CNH na categoria A, compra uma moto, seja nova ou usada, compra um capacete, o item obrigatório por lei e está pronto a vida em duas rodas. Mas é só isso? Claro que não! Por isso vou comentar aqui alguns pontos que considero o básico sobre motos para você se dar bem.
Faça anualmente uma revisão geral na moto. Já dizia o ditado “Prevenir é melhor que remediar” e estar com a moto em dia garante tranquilidade para focar no que importa: pilotar.
Saiba que a placa da moto pode te render problema, então cuide bem dela! Instale um protetor de placa para evitar a quebra. Se quebrou, não invente rebitando ou emendando adesivo ou qualquer outro truque: troque a placa. Em uma abordagem policial, a placa danificada pode render multa e apreensão da moto. É a lei. Depois de duas placas quebradas, gastei R$ 15 em um protetor e não mais tive problema. Em cada placa quebrada gastei cerca de R$ 200 para regularizar…
Não economize com pneus. O que te mantém em pé na moto são dois pontos de contato com o chão, feitos pelos… Pneus! Por que economizar com isso, se é tão importante?
- Veja também: Saiba como escolher certo um capacete de moto
Se o farol original da sua moto não ilumina muito bem à noite, saiba que tem opções dentro da lei de lâmpadas que prometem aumentar o poder de iluminação da moto e valem cada centavo. Evite adaptações. Para ter um lugar para guardar suas coisas quando sai de moto, invista em um bom bauleto, com cerca de 30 litros já ajuda muito. Uma dica importante é respeitar a capacidade de carga do bagageiro da moto.
Outra dica é deixar no bauleto elásticos ou aquelas redes elásticas, apelidadas de ‘aranha’, pois se por acaso quebrar na estrada esse bagageiro e seu bauleto cair – e eu já vi isso ocorrer -, você vai precisar amarrar ele para continuar a viagem, sem precisar de procurar ajuda.
Indo para a pilotagem. Primeiro de tudo, procure um bom curso de pilotagem. Esse é o melhor investimento que você pode fazer ligado às motos.
O básico para motociclistas
Além de tudo isso sobre a moto, ande e-qui-pa-do! Indico capacete fechado, jaqueta ventilada e luva com reforço na palma da mão. Se for andar só na cidade, existem calças casuais com kevlar, além de proteções no quadril e joelhos que dão conta de te proteger.
Na estrada, vá de cordura, pela maior resistência a abrasão. Use bota, protetor de coluna e uma segunda pele para tirar o atrito da jaqueta e calça com a pele, aumentando o conforto. Acredite, isso melhora muito o conforto.
Certifique-se de ter tudo na sua medida, nem apertado (óbvio), nem folgado, para te protegerem quando preciso. Esperamos ter ajudado com esse texto quem ainda está dando os primeiros passos, com dicas baseadas na minha prática nesses anos, com o básico sobre motos. Quem toma esses cuidados, aproveita mais a moto.
Gostou do conteúdo? Siga a gente lá no Instagram também, onde a frequência de novos conteúdos é maior: https://www.instagram.com/motordomundo/
Pingback: Acampar de moto, experiência que vale viver - Motordomundo
Pingback: Royal Enfield 650: saiba como são essas motos - Motordomundo
Pingback: BMS Motorcycle evoluiu em 2019 e é um dos melhores do Brasil - Motordomundo
Pingback: Saiba como funciona a trava de manete na moto - Motordomundo
Pingback: Quem é você no trânsito? - Motordomundo
Pingback: Por que não estou usando a moto (em uma pandemia)? - Motordomundo
Pingback: Honda SH 150i ainda compensa? Veja o vídeo - Motordomundo
Pingback: O que ninguém te conta sobre a primeira moto - Motordomundo