MotoGP na Alemanha: Márquez vence, Oliveira convence e Quartararo segue líder
Em 20 de junho foi realizada a etapa 8 da temporada 2021 do Mundial de Motovelocidade na Alemanha. Na MotoGP muita coisa aconteceu e quero trazer alguns pontos que pode ser que você que assistiu a corrida não notou. Vamos a eles.
Petrucci anda tenso…
Começando pelo qualificatório. No qualificatório 1, Danilo Petrucci (KTM satélite) ficou bem bravo com Enea Bastianini (Ducati satélite na Avintia) e mandou o dedo do meio durante o qualificatório 1. Não é a primeira vez que Petrucci faz isso e… Não combina com um profissional no nível de MotoGP, não é mesmo?
Com a confirmação de que um piloto da Moto2 (Remy Gardner) subirá para a MotoGP em 2022 um dos pilotos atuais vai perder a vaga. Danilo é um, Iker Lecuona é o outro. Inclusive, após a corrida, onde Petrucci foi tirado da pista por Alex Márquez (Honda satélite) o piloto KTM declarou que que Lecuona o atrapalhou no começo da corrida e que precisa se qualificar em melhores posições para ficar longe de Lecuona. Bateu o desespero em Petrucci pelo visto para dar declarações contra um colega de equipe.
Aprilia vencedora? Veja bem…
No qualificatório 2, aconteceram algumas coisas estranhas. Pilotos esperaram outros pilotos para tentarem pegar ‘carona’ e conseguir uma volta rápida – o que é passível de penalidade na Moto3 – e no fim dos 15 minutos a bandeira amarela foi usada em duas quedas de pilotos. Com isso, a estratégia de quem estava na pista que costuma ser acertar a melhor volta no fim do treino foi atrapalhada pela bandeira amarela (que é para segurança dos pilotos e de quem caiu na pista).
Com isso, Aleix Espargaró, da Aprilia, ficou com o terceiro lugar no qualificatório, primeira vez desde 2000 que a Aprilia consegue isso no qualificatório. Sabemos que na história o contexto é esquecido e o que importa é o resultado, mas como isso foi no fim de semana me sinto na obrigação de deixar claro que Aleix deu sorte.
As condições são as mesmas para todos, Aleix fez quando era possível a terceira volta mais rápida e sem ter sua estratégia afetada pelas bandeiras amarelas ficou na primeira fila. No domingo, Aleix largou bem liderou quase a primeira volta inteira, mas finalizou a prova em sétimo lugar. Declarações de amor para a Aprilia no sábado, retorno a vida normal de equipe que ainda precisa melhorar no domingo. Nada de novo na Aprilia, por enquanto…
3/4 da Yamaha em apuros na MotoGP
No qualificatório, ainda não entendi o motivo, mas enquanto o atual líder Fabio Quartararo (piloto Yamaha de fábrica) ficou com o segundo melhor tempo, perdendo a pole para Johann Zarco (Ducati satélite) vimos Franco Morbidelli (Yamaha satélite), vice-campeão de 2020, classificar em 17º e Maverick Viñales (Yamaha de fábrica) classificar em 20º, o pior classificatório de Viñales desde que subiu para a MotoGP e talvez o pior da sua carreira…
Valentino Rossi (Yamaha satélite) classificou em 15º, mas seu desempenho infelizmente não tem sido muito melhor que isso. Na corrida, enquanto Fabio segurou o avanço dos pilotos Ducati – concorrentes diretos na classificação atual – e conseguiu o terceiro lugar no pódio, vimos Franco e Maverick serem os últimos pilotos a cruzarem a linha de chegada em Sachsenring, respectivamente em 18º e 19º lugares. Após a corrida Viñales que na etapa anterior trocou o chefe de equipe mais uma vez fez declarações duras contra a Yamaha. Meu palpite? Viñales deve perder essa vaga na equipe de fábrica para Franco, que não é novidade que está com uma moto com especificação técnica abaixo das outras 3 Yamaha e ainda merece uma chance com uma moto com o melhor suporte técnico possível. Anota aí, ok?
Marc Márquez volta a vencer
Retomando a corrida, Aleix Espargaró largou na frente com a Aprilia mas o sonhou acabou antes do final da primeira volta quando Marc Márquez (piloto Honda de fábrica) assumiu a liderança e de lá não saiu até cruzar a linha de chegada, em uma exibição sem erros. Na verdade, ele até cometeu um erro nas últimas voltas, mas Miguel Oliveira (KTM de fábrica) não conseguiu aproveitar e o piloto Honda que não vencia desde a etapa final de 2019 na MotoGP pode celebrar a marca de 11 vitórias consecutivas no circuito alemão, oito delas na MotoGP.
Marc Márquez ainda não está 100% recuperado da lesão séria que teve no braço em acidente durante a etapa 1 da temporada 2020, chegou no GP da Alemanha vindo de 3 etapas onde não finalizou e essa vitória representa uma injeção de confiança para Marc Márquez, esperança para a Honda – que não ganhou nada na ausência de Márquez – e ainda não conseguiu ver Pol Espargaró trazer resultados, mantendo a ‘maldição’ do segundo piloto de fábrica Honda nos últimos anos. A Honda ainda depende muito de Marc e quando ele estiver 100% recuperado da sua lesão vai voltar a brigar pelo título. Com o intervalo de pouco mais de um mês no calendário entre as etapas 9 e 10 o piloto Honda poderá voltar 100% ou muito perto disso. Vamos acompanhando.
Miguel Oliveira entrou no trilho da MotoGP com a KTM
Se Marc Márquez não estivesse no dia de reencontro com o piloto dominante 8 vezes campeão do mundo que conhecemos, Miguel Oliveira teria vencido mais uma vez. Mas como não como não se é campeão da MotoGP com “se” deixo a informação de que esse foi o terceiro pódio consecutivo do piloto português da KTM com uma vitória 2 dois segundo lugar. Para exemplificar como Oliveira estava em grande dia na Alemanha ele finalizou 1s6 segundos atrás de Marc Márquez, e colocou quase sete segundos de vantagem sobre Fabio Quartararo e os pilotos Ducati. Marc Márquez venceu na Alemanha, mas esse segundo lugar de Miguel diz muito sobre o que pode acontecer daqui para frente na temporada.
Com o pódio formado por pilotos de Honda, KTM e Yamaha, a classificação atual da temporada está com Fabio Quartararo (Yamaha) líder com 133 pontos, seguido por Johann Zarco (Ducati satélite) com 109 pontos (22 de atraso) e os pilotos Jack Miller e Francesco Bagnaia, da equipe Ducati de fábrica respectivamente em terceiro e quarto, com 100 e 99 pontos. Ou seja, a briga no momento é uma Yamaha contra 3 Ducati.
A próxima etapa do Mundial de Motovelocidade será na Holanda, Assen, em 27 de junho. Para ver o calendário completo clique aqui.
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