R3 da Yamaha ganha visual da R6 e está mais esportiva
A segunda geração da Yamaha R3 chega ao mercado brasileiro no começo de agosto, com muitas novidades e um DNA ainda mais esportivo.
São muitas novidades, começando pela renovação total do visual da moto, muito inspirado na atual R6, modelo que a Yamaha ainda não trouxe para o Brasil. Além das novas carenagens, novo farol em LED. O novo duto central entre os faróis da R3 tem a função de direcionar o fluxo de ar para o radiador, melhorando o sistema de arrefecimento do motor.
O tanque de combustível tem novo formato, mais baixo e mais largo, mantendo os 14 litros. A posição do semi guidão também mudou, está mais baixo, favorecendo uma posição de pilotagem mais esportiva.
O painel novo deu um ar mais tecnológico para a moto. Ele agora é 100% digital como na R1, com o shift-light (que indica a rotação do motor para trocar de marcha). O recurso pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.
Uma nova Yamaha R3
Uma grande melhoria na ciclística da R3 foi a nova suspensão dianteira. Sai o garfo telescópico convencional e entra a suspensão invertida Kayaba de 37 mm sem ajustes, com 130 mm de curso e nova calibragem que garante maior desempenho do conjunto em na pilotagem mais esportiva, principalmente aumentando a estabilidade da moto em frenagens e curvas. Na traseira, segue o monoamortecedor com 125 mm de curso e sete níveis de ajuste de pré-carga. O sistema de freios segue com ABS, disco de 298 mm na frente e 220 mm na traseira.
A engenharia da Yamaha trabalhou muito na melhoria da aerodinâmica da moto, algo essencial nas esportivas. O resultado foi o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em relação à geração anterior.
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O motor não sofreu alteração, é um bicilíndrico paralelo de 321 cm³, com arrefecimento líquido, capaz de capaz de gerar 42 cv de potência, com pico de torque de 3,02 kgf.m. Todo o conjunto da nova R3 tem 171 kg de peso em ordem de marcha, uma moto leve, o que ajuda a fácil adaptação de novos motociclistas ao mundo das motos esportivas.
A nova Yamaha R3 chega às concessionárias a partir da primeira semana de agosto, com três opções de cor, sendo uma com pintura especial: vermelho, azul e a Monster Energy MotoGP Edition, combinando preto com azul.
Para as versões vermelho e azul, como modelo 2020, o preço público sugerido será de R$ 23.990, o preço em comparação com a primeira geração da R3 teve acréscimo de R$ 700. Para a Monster Energy MotoGP Edition, R$ 24.490. Preços sem o frete. A moto agora conta com 4 anos de garantia e tem a revisão com preço fixo.
No Mundial de Superbike, na categoria SuperSport 300, o brasileiro Ton Kawakami está usando essa nova R3 e nas primeiras provas da sua primeira temporada lá já conquistou uma pole position em um grid super competitivo.
Já pilotei bastante na primeira geração da R3, andei em uma moto de pista, utilizada na R3 Cup, categoria monomarca da Yamaha que tem cultivado novos pilotos e estou bem curioso para pilotar a nova R3, pois sei que em motos nessa faixa de cilindrada pequenas mudanças bem feitas garantem grandes resultados. Veremos isso em breve nas ruas e nas pistas.
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