Africa Twin 1100 Adventure Sports eleva nível da Honda
Aproveitei uma visita ao Centro Educacional de Trânsito Honda em Indaiatuba, SP, para conversar com Alfredo Guedes Jr., um profissional da Honda que entende muito sobre a tecnologia das motos, para antecipar algumas informações sobre a versão mais completa da Africa Twin 1100, a Adventure Sports.
Mais ágil, mais forte e mais tecnológica, a nova geração da Africa Twin está confirmada pela Honda para chegar ao Brasil em 2021 e uma das novidades é que terá a opção da tecnologia Dual Clutch Transmission ( ou apenas ‘DCT’, o câmbio de dupla embreagem da Honda) que já está disponível no Brasil na X-ADV e na Gold Wing Tour no mercado brasileiro, ampliando a gama de produtos DCT no Brasil.
Deste modo, serão quatro as CRF 1100L disponíveis: Africa Twin de câmbio convencional, Africa Twin DCT e as versões topo de linha Africa Twin Adventure Sports, com transmissão convencional ou DCT – modelo usado nesse vídeo. A versão Adventure Sports se caracteriza pelo tanque de maior capacidade e itens que aumentam o conforto. Uma motocicleta pronta de fábrica para encarar grandes expedições.
Como curiosidade, a tecnologia DCT estreou nas motos Honda em 2010, com a VFR1200F. A transmissão DCT representa uma real evolução técnica nas motos que, progressivamente, vem conquistando adeptos em todo o mundo. Na Europa, desde o lançamento, já foram vendidas mais de 140.000 motos equipadas com DCT. No ano de 2019, 45% das Africa Twin, 52% das NC 750X e 67% das Goldwing vendidas eram dotadas de DCT.
+ Análise das duas versões da Honda Africa Twin 1000
+ Informações oficiais da Africa Twin 1100 no lançamento brasileiro
Para gerenciar a entrega de potência e torque na Africa Twin 1100 estão disponíveis os modos de pilotagem (Riding Modes), com opção de quatro níveis de potência, três de freio-motor e níveis de ajuste para o controle de tração HSTC (Honda Selectable Traction Control). A nova geração da Africa Twin tem um chassi tubular de aço novo, mais leve, e o mesmo vale para a balança de suspensão traseira, derivada da Honda CRF 450R.
As suspensões de curso longo – 230 mm na frente e 220 mm atrás – ajudam a moto a transpor os piores terrenos, inclusive por oferecer uma distância livre em relação ao solo de 250 mm. O assento (regulável) está 20 mm mais baixo que na versão anterior, além de estar um pouco mais estreito também, ajudando muito motociclistas com menor estatura a ter acesso a essa moto.
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