VÍDEOS

Honda ADV: uma scooter que vai muito além do visual aventureiro

Esse é o vídeo 2 sobre a Honda ADV, comentando o que achei após pilotar. Se não viu o vídeo 1, recomendo que assista ele 1° e volte aqui depois. Vai entender melhor a ADV assim, ok? Se já viu o primeiro, está no lugar certo!

Detalhes importantes que complementam o vídeo. Ela tem chave por presença e porta-luvas com tomada 12V para carregar seu telefone durante a pilotagem (mas não vem com o adaptador USB). O acesso ao porta-luvas não tem trava. Não deixe nada de valor ali ao estacionar o veículo. Ela não tem bagageiro de série.

As suspensões com maior curso que as scooter tradicionais fazem muita diferença no conforto e na segurança, permitindo andar em ruas ruins e até sem asfalto mantendo a estabilidade e sem precisar operar sua coluna de tanta pancada que poderia dar a suspensão traseira curta… A ADV não tem (e nem te dá) problema com isso.

As suspensões não dão fim de curso na pilotagem. Eu tentei muitas vezes e não consegui. Levando em conta meus 1,83 m de altura e 100 quilos, posso considerar que a chance de bater fim de curso com você seja mínima – se é que seja possível dar fim de curso nela.

Eu e a Honda ADV. Finalmente tive a oportunidade de tirar minhas dúvidas sobre ela (foto: Caio Mattos)

Junto com a suspensão de maior curso, com amortecedores bem mais robustos na traseira do que as tradicionais scooter do mercado nessa faixa de cilindrada, outro ponto muito forte na ADV é a escolha do pneu Metzeler Tourance. Com aro 14” na dianteira e aro 13” na traseira, a scooter tem rodas de liga-leve e pneu sem câmara. O comportamento dele tanto no asfalto quanto na terra batida com cascalho foi muito bom. A ‘receita’ desse pneu misto de acordo com a fabricante é de 80% on road e 20% off road. Suficiente para não comprometer o uso no dia a dia no asfalto e permitir ir com segurança em lugares sem asfalto onde carros comuns também passam.

Indo dos pneus para os freios. Faltou falar do freio e eu explico o motivo: não se destacou, nem fez falta nenhuma durante o teste, não vi problema nenhum do sistema em uma scooter de 13 cv e menos de 140 quilos nas frenagens. Ela é muito dócil e fácil de ser controlada. Tem disco maior que da PCX na dianteira, com 240 mm (+20 mm) e não tem a ação do ABS na roda traseira. Com a ótima aderência do pneu, somada a progressividade do sistema de freio, para travar em frenagem forte você precisa forçar bastante.

Fora do asfalto inclusive poder controlar a frenagem da traseira permitiu uma pilotagem mais divertida sem me colocar em risco. Em caso de dúvida, invista em um bom curso de pilotagem defensiva. Eu fiz e todo mundo deveria saber minimamente usar os freios, com ou sem ABS nas duas rodas. ABS ajuda mas não faz milagre. Repito o que disse no vídeo: Teste o produto e tire suas conclusões.

O que eu gostaria que fosse diferente na ADV?

A ADV vai ou não vai na terra? Vai sim e vai com certa tranquilidade, mas não é uma moto trail (foto: Caio Mattos)

Mesmo com a suspensão traseira robusta e que trabalhou bem para uma scooter 150, eu gostaria de ver um ajuste de pré-carga disponível nesses amortecedores. Valorizo bastante isso em todas as motos que piloto. Outra coisa é que a ADV não tem o lampejador do farol (aquele botão que você pisca o farol alto para facilitar ser visto no trânsito). Ciente que a minha altura é acima da média (tenho 1,83 m) achei que o para-brisa poderia ser mais alto para mim. Acredito que em breve veremos isso como acessório que deve ter bastante procura no mercado. O conforto do assento me lembrou o da X-ADV. Não me incomodou. Poderia ter mais espuma? Poderia sim.

Sob o assento o espaço é de 27 litros. Meu capacete usado nesse teste foi um Givi modelo 50.5. Você precisará verificar se o modelo que você usa cabe ou não, pois dependendo do desenho dele pode não fechar mesmo. Atente-se a isso. No meu caso, consegui colocar o capacete, luvas e jaqueta e ainda daria para colocar a capa de chuva dentro do capacete, como mostrei em um vídeo lá no Instagram. Se você não me segue lá no @motordomundo está perdendo…

No asfalto curti bastante a facilidade de pilotagem da ADV com destaque para o pneu misto. Na foto a luz do farol em LED chama a atenção (foto: Caio Mattos)

Quando eu digo no vídeo “Se você só anda no asfalto ela pode não ser para você” tem uma ressalva, pois faltou uma palavra que daria mais sentido a frase: “Se você só anda no asfalto BOM ela pode não ser para você“. Pois com melhores suspensões e um pneu misto que absorve bem as irregularidades você que só anda no asfalto, mas essas ruas são ruins, com buracos, irregularidades, desníveis a ADV vai sim te garantir um ir e vir com mais conforto. Tudo depende do que você está priorizando. Quem só anda por vias boas não precisaria do que oferece como diferencial essa scooter.

Sobre a comparação que comecei a ver na internet entre Honda ADV e Yamaha XMax, para mim, respeitosamente falando, não tem muita lógica e eu explico. Eu já pilotei as duas – tenho vídeo da XMax, caso você não tenha visto – gostei muito mesmo das duas, mas elas estão em diferentes faixas quando falamos de preço, de propósito e de especificação técnica. Se eu tivesse dinheiro na mão para comprar uma XMax e tivesse que escolher somente entre as duas, iria de XMax e aceitaria a limitação ao andar fora do asfalto onde a Honda ADV, compacta leve e dócil vai com facilidade. Na verdade, eu iria pesquisar antes o custo de manutenção das duas, ver qual posso manter, para fazer essa escolha sem sustos…

Quanto custa a Honda ADV?

A ADV é vendida em duas cores. Tem essa vermelha das fotos e tem a branca perolizada como opção. (foto: Caio Mattos)

O preço na publicação desse vídeo em 28/01/2021 é de R$ 17.490 + frete com base em Brasília, pois com o aumento do ICMS no Estado de São Paulo a ADV (e todo veículo novo vendido) teve acréscimo. No Estado de São Paulo a ADV tem preço fixo em R$ 17.790 + frete.

A venda nas concessionárias começou em 26 de novembro de 2020 (data do nosso vídeo 1 da ADV), mas com a pandemia da Covid-19 houve um atraso nas entregas de motos pelas paradas na produção em Manaus. Consulte o concessionário Honda mais perto de você para saber o preço exato e como está a entrega, assim como a disponibilidade da ADV para test ride.

Como eu sempre digo, são escolhas e renúncias para fazer nessa vida de motociclista. O que é prioridade para você? Responda isso e saberá após fazer um test ride na ADV se ela é ou não para você.

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

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